Entretenimento
15/03/2017 5 min

10 músicas que falam sobre tecnologia

Confira a lista dançante

A relação entre as pessoas e a música foi afetada desde que a indústria fonográfica se adaptou às novas tecnologias. Quem antes só tinha acesso aos sucessos pelos discos de vinil, acompanhava os hits pelo rádio, assistia a vídeos na fita K7, viu a revolução do videoclipe e hoje vive na era da música digital sabe: a indústria fonográfica passou por uma série de revoluções com a facilidade de distribuição, comercialização e divulgação de seus materiais. Isso criou novos serviços, novas demandas e, ao mesmo tempo, matou alguns dos antigos hábitos de consumo das ultimas décadas. A portabilidade aliada ao fácil acesso às músicas foi a chave para toda uma revolução. De uns anos para cá, esse vínculo tem se demonstrado até mesmo nas próprias composições musicais. Por isso, reunimos aqui as 10 canções que, ao invés de abordar temas românticos, políticos ou sociais, tratam de tecnologia nas letras.

 Star me up (Rolling Stones)

“Comprada” pela Microsoft para se tornar a canção oficial do lançamento do Windows 95, “Star me up” marcou o cenário tecnológico mundial, além de ser um dos grandes clássicos da consagrada banda inglesa Rolling Stones.

Technologic (Daft Punk)

O Daft Punk, um dos principais projetos de dance music francês, criou o hit de 2005 “Technologic” para um comercial de tocadores de áudio digital. Impossível ser esquecida, quem não se lembra dos vocais robóticos e absurdamente grudentos da canção?

 Computer World (Kraftwerk)

Além de abordar assuntos como a vida urbana e a tecnologia europeia pós-guerra, os “pais da música eletrônica”, “Kraftwerk”, trouxeram também os equipamentos mais modernos ao mundo da criação sonora.

It´s all about the pentiuns (Weird Al Yankovic)

Alfred Matthew “Weird Al” Yankovic compôs uma paródia de  “It’s All About the Benjamins (Rock Remix)” de Sean “Puff Daddy” e centra-se na obsessão do narrador com o hardware do seu computador. O interprete tem uma lista de profissões que inclui habilidades de músico, humorista parodista, compositor, acordeonista e produtor de televisão. E entre suas produções, é evidente que ele não deixou de abordar, de forma bem-humorada, os que tratam de tecnologia. E essa é uma delas.

 Pela internet (Gilberto Gil)

Essa criativa letra do cantor e compositor brasileiro Gilberto Gil além de abordar a questão tecnológica, chama atenção para a rápida evolução dos equipamentos usados no cotidiano, de consumidores finais a empresas criadoras de tecnologia.

La Infidelidad en La Era de la Informatica(Jorge Drexler)

Jorge Drexler, conhecido pelo mega hit “Al Otro Lado Del Rio”, chega com uma música que fala sobre “frases que não deveriam ter sido lidas” e “botões que não deveriam ter sido apertados”. O single aborda a infidelidade na era da informática entre diferentes pessoas e também o mal que algumas pessoas causam a si mesmo com ela.

#SELFIE(The Chainsmokers)

A música é mais um monólogo de uma garota falando sobre sua foto perfeita. A brincadeira entre a dupla de electro house “The Chainsmokers” acabou bombando. A menina faz a selfie, pergunta qual seria o melhor filtro, pensa na legenda e nas hashtags, alfineta as concorrentes e ainda pira quando o crush curte a postagem.

 Digital(Stone Sour)

A música fala sobre a isolação da era digital e tem o intuito de fazer com que os viciados em tecnologia se desconectem por um tempo e realmente vivam. O músico Corey Taylor, vocalista da banda e do Slipknot acredita que cada vez mais as pessoas estão com medo de sair de sua bolha e preferem ficar em frente a uma tela apenas expressando suas emoções de forma anônima. Você concorda?

 Internet Friends(Knife Party)

Um tanto macabra, “Internet Friends” narra a história de uma garota que se tornou amiga de um desconhecido na internet e acabou sendo bloqueada por ele. Com raiva, ela vai atrás do menino e o mata. Os vocais robotizados desta canção também grudam na cabeça.

URL Badman(Lily Allen)

O hit da britânica Lily Allen é direcionado para quem passa muito tempo falando mal de alguém na internet, os famosos haters. A letra traz um blogueiro clichê que trabalha no porão dos pais e não tem vida social. A inspiração veio após o lançamento do clipe de “Hard Out Here”, quando a cantora foi acusada de racismo na rede com comentários machistas e agressivos. Pois é, as faixas foram lançadas no polêmico álbum “Sheezus”, da cantora.

VOLTAR

3 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados