Comportamento
02/06/2017 3 min

3 DICAS PARA LIDAR COM CIÚMES

Curtidas, comentários e postagens hoje em dia são banais, mas podem provocar problemas para os que sofrem de ciúmes. Veja como lidar com esse sentimento!

Com toda a certeza não foi a internet que originou o ciúme ou a possibilidade de vigiar ou investigar a vida de alguém – que hoje chamamos de stalkear –, mas ela com certeza possibilita que algumas pessoas alimentem ainda mais sua insegurança com seus parceiros. Insegurança essa que muitos psicólogos evolucionistas, como David Buss, afirmam que tinha um motivo de existir antigamente: garantir o sucesso reprodutivo de nossa espécie.

Já para Ailton Amélio, que leciona a disciplina de Relacionamento Amoroso na USP (Universidade de São Paulo), a completa ausência do ciúme é sinal de que não há vínculo afetivo, pois um pouquinho de ciúme é “sinal de amor”. Mas este sentimento só funcionaria sendo pequeno e proporcional aos riscos de traição.

Sendo algo natural e que pode ser saudável para as relações humanas, como perceber se não há exageros? O que fazer para sofrer menos com esse sentimento? Separamos 5 dicas da psicóloga clínica Dra. Christina Hibbert, especialista em saúde mental feminina e desenvolvimento pessoal, sobre o assunto:

  1. Reconheça o ciúme e aprenda com ele
    O primeiro passo é reconhecer o sentimento, pois percebê-lo já diminui a força e abre a porta para você se conhecer melhor e, até mesmo, impulsionar seu crescimento. Por exemplo: sente ciúme de um amigo da sua namorada que pinta quadros e ela comenta na página dele admirando-o? Deixe a rede social um pouco de lado e se inscreva num curso de pintura 😉
  1. Deixe que o sentimento saia de você
    A respiração é um dos melhores métodos para acalmar a mente. Ao se sentir inseguro e ansioso para dar uma espiada no celular do companheiro, por exemplo, diga a si mesmo: “eu não preciso dessa emoção”. E lembre-se da dica da Dra. Hibbert: “respire profundamente e imagine que o ciúme é uma energia dentro de você, que ao expirar ela está indo embora. Repita o quanto necessitar”.
  1. Lembre a si mesmo seus pontos fortes
    Pensando no exemplo da primeira dica, você pode até não saber tocar violão, mas sabe fazer reparos em equipamentos elétricos da casa. Ou não tem o corpo bem definido como de alguém que seu parceiro segue no Instagram, mas sabe tudo sobre as últimas séries lançadas por serviços de streaming. Esse tipo de pensamento ajuda a lembrar que todo mundo tem suas forças e fraquezas. Pode parecer óbvio, mas em momentos de ciúmes é muito comum achar que a outra pessoa é melhor, quando na verdade ela é apenas diferente.

O mais importante é olhar para as relações e analisar se foram construídas na base da confiança ou de segredos. E, a partir daí, deixar de seguir cada passo on-line do companheiro para começar a caminhar ao lado.

VOLTAR

51 Comentários

  • Mario Avelino disse:

    Por orgulho deixei o ciúme tomar conta de mim, por pouco perdia a pessoa que tanto amo,deixei meu orgulho de lado corri enquanto ainda havia tempo para ter o meu amor de volta.

  • Adilson Martins Garcia disse:

    “-ola a todos!
    vou comentar em tom de afirmação (pois é que o que acredito, não porque escolhi acreditar, como se escolhe uma religião, ou estilo de vida… mas sim porque é como são), mas entendam como opinião.
    David Buss estava certo (ainda bem que inventaram os contraceptivos)!
    -Respirar fundo. Dentre as dicas citadas certamente é a melhor, pois desacelera o coração, logo acalma.
    -ciúme é um sentimento(medo, insegurança) . Sim, um sentimento provocado , que só tem efeito em nós se sentirmos atração física por quem o provoca. Quando alguém lhe provoca esse sentimento de propósito, entenda que a atração é recíproca. Mas se provocar involuntariamente, é bem provável que a atração seja pelo outro (a). Por isso (quando se deparar com esse sentimento) não se deve ignorar, deve-se entender como um aviso, aviso de ATENÇÃO, e prestar atenção.
    No exemplo -ciumes do amigo da namorada (ela faz comentários nas obras do amigo), preste atenção como ela se comporta quando outra mulher comenta as obras de seu amigo. Se ela comentar com vc -nossa, estou feliz que meu amigo esteja fazendo sussesso! relaxe (esta tudo bem), é só respirar fundo mesmo. Mas se ela -ficar stressada com os comentários, (mãozinha no rosto, rsrs) é GAME OVER.
    Quando se entende que o ciúmes é um sentimento provocado, um casal que se atrai, ja mais terão problemas (em ralação a ciúmes).
    como evitar provocar esse sentimento: não conversar com outro(a) sem presença do parceiro(a); elogios, comentários, bom dia, boa noite desnecessários; nas redes sociais evitar add novas pessoas que não seja intima do casal (sarna pra se coçar); quando passar por alguém realmente atraente, comente: -olha como ele(a) se veste bem… (ou o que lhe atraiu) ao invés de comentar com amigo(a) ao lado: – hei! olha, que gato(a).
    Enfim…
    Existe dois mundos, – o da Ilusão (psicologia, filosofia, palavras e versos bonitos). e – o da realidade ( como as coisas são, pessoas agem e reagem de fato).
    Sendo bem realista -somos animais racionais, onde o Belo se destaca.
    Portanto se você não se considera bonito(a), viva na ilusão (você vai sofrer, mas sofrerá menos)!
    Se você se considera bonito(a), seja realista (difícilmente sofrera! a menos que esteja usando perfume e as roupas erradas ou que seja uma(a) babaca).
    Sou só um Cara, de 38 anos, feio, realista, solteiro (que dúvida , carinha com olhinho para cima), sem curso superior, e ensino medio incompleto.
    Imaginem como eu sofro, chega a ser engraçado -as mais novas tentando me convencer que não é pelo dinheiro! -as mais velhas tentando me convencer que é porque sou legal, mais interessante do que um de 50 anos!

    Estou escrevendo um Ebook, (pelo menos tentando) minha falta de formação, dificulta na organização do assunto dentro da obra, os assuntos ficam misturados. Mas vai dar tudo certo.
    Ja fiz várias pesquisas, e me parece que sou o único que consegue sair do mundo e ficar sentado na arquibancada assistindo o show.

    Abraço do Adi

  • Suely disse:

    Adicionalmente! !!

    Amei as dicas

    • Dialogando disse:

      Muito obrigado, Suely! Não deixe de seguir as dicas do texto 😉

  • Suely disse:

    Sou muito ciumenta. Vasculho celular e etc. … Não consigo desapegar… Lágrimas
    24 anos de casamento, dá pra acreditar! !!!!!!

  • Khrisnna NEVES disse:

    Sou mt ciumenta. Chego a bater no meu marido, brigo mt, sou mt insegura. Ja tentei controlar mas nao consegui. Smp q vejo ele de papinho com outra vou la e me rebaixo.
    Por favor me ajudem

    • Dialogando disse:

      Se as dicas do nosso texto não puderam te ajudar com o seu problema, recomendamos buscar ajuda através do Disque Saúde, discando 136 no seu telefone. Você pode apresentar a sua queixa e solicitar ajuda, e eles irão orientar como e onde você pode obter ajuda pelo SUS.

  • Rosecosta disse:

    Sou muito ciumenta queria mto melhorar nisso pois isso me faz mto mal.adorei suas dicas vou tentar pôr em prática

  • ysys damascena soares disse:

    lacro por que muitos pessoas perdem a cabeça por causa de ciumes principalmente em relcionamento mais esse nao e o meu caso bjss

  • Ricardo Vilas Boas disse:

    O ciumes e algo tão ruim pois acaba com a nossa auto estima…eu achava que todos eram melhores que eu e acreditava nisso confesso que ate hoje tenho duvidas…porem aceitando o problema e encarando de frente percebi que outras pessoas viam muitas qualidades em mim tambem…e com isso me senti melhor e mais seguro pois comecei a aprender a me valorizar como ser e a apreciar minhas qualidades antes renegadas…mas vejo que o pior trauma causado sao as comparações quando a outra pessoa nao tem a sensibilidade e o cuidado de com esse comportamento causar traumas e feridas expostas que dificilmente irão um dia cicatrizar… Eu ainda sofro por ciumes e baixo estima …porem nao desisto de lutar …um dia de cada vez…ja fui viciado nisso e percebo hoje o quanto e danoso…boa sorte a todos que passam por isso…Beijo no coração e ergam a cabeça …voçes merecem viver melhor e mais do que isso !

    • Dialogando disse:

      Ricardo, ficamos muito felizes em saber que hoje você está melhor! Desejamos tudo de bom a você e a todos que também desejam melhorar 😏

  • Flavio disse:

    Um ditado muito antigo diz “” Se tú não confias na tua mulher, não adianta prendê-la no guarda-roupas, porque ela te trai com o cabide !! “” – Por cômico que possa parecer, é um aviso de que nada impede que a cara-metade de repente venha a se interessar por outra(s) pessoa(s). Ninguém muda de uma hora para outra, isso é gradativo e perfeitamente perceptível. Não esquente a cabeça. Se um dia tú tiveres dúvida sobre a fidelidade da tua mulher, larga logo e descomplica a coisa, porque mesmo que ela seja certinha, a tua idéia fará com que a relação vá pro brejo. Nunca discuta por isso, só vire as costas e saia.

  • Mario teran disse:

    Não acredito que fazer um curso de pintura neste caso vai ajudar alguém, porque na realidade se ela estiver afim do cara ela não vai estar nem aí se eu fizer um curso de pintura, não vai nem elogiar os meus quadros e isso fazer gerar mais conflitos. e se ela estiver apenas elogiando os quadros Por que gostou eu é que não vou fazer um curso de pintura por causa disso, ela então que continue elogiando os quadros dele não tô nem aí.

  • VITÓRIA Oliveira disse:

    Infelizmente por ter sido traída uma vez a três anos atrás, carrego esse fardo nas minhas costas como se fosse ontem estou com ele e ele mudou mas não consigo esquecer e sempre acho que pode ter alguém na vida dele sou muito insegura e isso esse ciumes até dos irmãos parentes isso já me dominou como me livrar disso

    • Dialogando disse:

      Se as dicas do nosso texto não puderam te ajudar com o seu problema, recomendamos buscar ajuda através do Disque Saúde, discando 136 no seu telefone. Você pode apresentar a sua queixa e solicitar ajuda, e eles irão orientar como e onde você pode obter ajuda pelo SUS.

  • Ane disse:

    Aprendendo cada vez mais para ser mais segura.

  • Diana cristina disse:

    Eu sou muito ciumenta quero me curar estraguei meu relacionamento

  • Caetano disse:

    como controlar meu ciúme,uma vez quando ela está no celular,sempre acho que ela está sempre marcando alguma coisa

  • Bruna disse:

    Muito interessante

  • Sarah Cardoso disse:

    Sou casada a dois anos e meio não tenho ciúme não pego no pé dele não cobro nada não vasculha o celular sou de Boa!! Isso é normal mas ele é diferente de mim pergunta tudo e fiz aonde eu vou…Wuero sugestão..

    • Dialogando disse:

      Ótima atitude, Sarah! Quem sabe se você compartilhar esse texto do Dialogando, ele não passa a praticar as dicas? 😉

  • Cristiano disse:

    Olha tudo depende de como a pessoa age referente a voce tem pessoas que tem ciumes porque o parceiro causa a situacao; nao querendo apare er com vc em publico nao falando que e sua namorada, nao te mostrando para seus parentes nem assumido um compromsso em publico; ai vem o ciumes pois qualquer um se torna uma ameaca constante e pode virar uma parNoiA

    • Dialogando disse:

      Por isso mesmo é muito importante seguir as dicas do texto, Cristiano!

  • Eronice disse:

    Isso me ajudou muito..

  • Cleonice Costa Das Chagas disse:

    Améi ,, isso pode ajudar a muitos relacionamentos q o ciúmes está destruindo.e ciúmes exagerado não é necessário … tudo de mas é veneno.

  • Josy disse:

    O ciúme é auto-destrutivo, o ciúme ele não só destrói sua auto-estima como a outra pessoa q vive este relacionamento doentio.
    Erguer a cabeça e olhar pra frente são as diferenças q te fez especial nesta relação

  • Sérgio disse:

    Fantástica a matéria, pois estudando o assunto agrega conhecimentos para ambos os lados.

  • Cléber disse:

    Matéria excelente…..

    • Dialogando disse:

      Muito obrigado pelo elogio, Cléber! Se você gostou desse texto, recomendamos dar uma passadinha na seção de Educação também 😉

  • Gil NEVES disse:

    O ciúme é o único sentimento que não dá prazer.

    • Dialogando disse:

      Com certeza, Gil! Gostaríamos de saber sua opinião em outros textos no site também! 😉

  • Mayra disse:

    Antes eu não tinha ciumes era bem segura depois de 12 anos de relacionamento estou me sentindo um pouco insegura. Adorei as dicas vou levar comigo.

    • Dialogando disse:

      Confira outros textos no Dialogando, Mayra! Quem sabe não encontra mais dicas que possam ajudá-la? 😉

  • Jane disse:

    Gostei muito das dicas e gostaria de receber mais dicas, preciso mim curar sou tenho muito ciúmes.
    Olho o celular dele quero sempre saber de quem é cada mensagem que chega, estou mau a ponto de não querer mais esse relacionamento.

    • Dialogando disse:

      Que bom que você gostou das dicas, Jane! Esperamos que elas possam te ajudar 😏

  • eloiza ramagnoli disse:

    Nossa eu amei as dicas pois sinto muito ciumes desnecessario obg..agora é so respirar fundo e cassa alguma coisa pra fazer né kk..

    • Dialogando disse:

      Ficamos contentes em saber que pudemos ajudar, Eloiza! Acompanhe o site para mais dicas bacanas 😉

  • Jaciara disse:

    Bom, até que gostei mas acho que se for pra eu tentar aprender a fazer aquilo que ainda não sabia por causa do ciúme daqui a pouco já nem saberei mais se vale a pena porque imagina quantas pessoas diferentes de mim sabem e são o que eu não sou,vou viver pra tentar ser quem não teria vontade de ser e fazer o que nem interesso aprender. …

    • Dialogando disse:

      Aproveite para conhecer outros conteúdos da seção Relacionamentos Online do Dialogando! 😉

  • Marco A.A.Souza disse:

    Verdades! Mas quando perceber que o ciúme está dominando os seus sentimentos, lembre-se que o “racional ” tem que prevalecer !

    • Dialogando disse:

      Aproveite para conhecer outros conteúdos da seção Relacionamentos Online do Dialogando! 😉

  • Maria disse:

    Realmente o ciúmes,consome nossa alto estima,vou respirar…, gostei muito das dicas!

    • Dialogando disse:

      É muito bom saber que as dicas ajudaram, Maria! Confira mais textos do site 😉

  • Duda disse:

    Gostei bastante desta matéria
    Parabéns! 😉😉

    • Dialogando disse:

      Que bom que você gostou, Duda. 😄 Temos muitas outras matérias relacionadas no site!

  • Ivobe disse:

    Interessante essa matéris! 👏👏👏

    • Dialogando disse:

      Bom saber que gostou, Ivobe! Temos outras matérias como essa na área de Comportamento! 😏

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados