Inovação
16/02/2017 4 min

Apps para a terceira idade

Tecnologia para todxs

Os idosos costumam ser injustiçados quando a questão é sua capacidade. Os preconceitos lançam sombras sobre seu potencial de trabalho, de sexo e até de uso da tecnologia – coisa de jovem, dizem muitos. Os números, porém, sugerem o contrário. Segundo dados de 2015 da PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), do IBGE, o número de pessoas com mais de 60 anos que usam a internet passa de 80% no sul e sudeste no Brasil e não é menor que 67% no restante do país. Já um estudo da AVG Technologies, empresa de segurança na internet, afirma que três em cada quatro pessoas da terceira idade usam o Facebook, e quatro em cada cinco têm um smartphone.

Assim como as crianças, jovens e adultos, no entanto, eles também precisam de produtos mais específicos, desde um site de relacionamentos e paquera a orientações médicas. E é cada vez maior, por conta disso, o número de aplicativos voltados especialmente para eles. Conheça alguns:

EyeReader

Ele transforma o smartphone numa lente de aumento. Basta colocá-lo na frente de um rótulo com aquelas letras miúdas, por exemplo, que o aplicativo não só aumenta o tamanho do texto na tela como o ilumina. Os óculos de leitura podem ficar em casa quando se tem um aplicativo desses nas mãos. Disponível para iOS.

Lumosity

Este app é para treinar memória e atenção. É um conjunto de jogos, frequentemente atualizados para não enjoar, que têm como objetivo estimular o uso do cérebro. Com dezenas de milhões de downloads no mundo todo, ele é projetado para pessoas da terceira idade a fim de estimular a lucidez. Disponível para Android e iOS.

Red Panic Button

Este aplicativo pode ser muito útil para idosos independentes. Ele é feito para que o usuário peça ajuda em caso de uma emergência, como um mal-estar ou uma queda. Basta apertar o grande botão vermelho no meio da tela para pedir ajuda. O aplicativo envia uma mensagem por qualquer meio que o usuário quiser (Twitter, SMS, e-mail, etc.) para quantas pessoas quiser. A mensagem vai com um link com mapa de localização. Disponível para Android e iOS.

Caixa de Remédios

Nem é preciso ser idoso para ter mais propensão a esquecer a hora de tomar um remédio. Mas com a idade o número de medicamentos diários tende a subir, e não é tarefa fácil para ninguém se lembrar de todos na hora certa. Este aplicativo organiza uma agenda e faz os lembretes na hora necessária. Se quiser, uma mensagem pode ser enviada também para um familiar ou cuidador para que ele não deixe o usuário esquecer. O aplicativo também traz bula, dosagens e vai armazenando dados de tudo que está na caixa real de remédios usados eventualmente. Disponível para Android e iOS.

VOLTAR

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados