Comportamento
23/11/2016 2 min de leitura

Apps para voluntariado digital

A tecnologia tem expandido fronteiras de relacionamento, produzido novas formas de engajamento social e nos dado mais consciência sobre o que acontece ao nosso redor. É por isso que além da potencialidade da tecnologia aliada das ações presenciais, no mundo contemporâneo, estar conectado é também refletir na prática do voluntariado, como a realização de iniciativas…

A tecnologia tem expandido fronteiras de relacionamento, produzido novas formas de engajamento social e nos dado mais consciência sobre o que acontece ao nosso redor. É por isso que além da potencialidade da tecnologia aliada das ações presenciais, no mundo contemporâneo, estar conectado é também refletir na prática do voluntariado, como a realização de iniciativas à distância, já que um dos maiores obstáculos para a atuação voluntária é a falta de tempo. O ambiente digital possibilita que mais pessoas se conectem a causas, elimina custos de deslocamento e tem grande flexibilidade de tempo. 

Foi a partir desse fato que o Dialogando decidiu apresentar 3 aplicativos solidários que utilizam a tecnologia para aproximar pessoas e serviços, visando um mundo melhor! 

Be My Eyes: Empreste seus olhos a um deficiente visual com o Be My Eyes. Via conexão em vídeo ao vivo, o app conecta deficientes visuais ou pessoas com baixa visão a voluntários do mundo todo que enxergam e estão interessados em ajudar. As missões são muitas e vão desde o auxílio em ler a validade de um alimento, ler a bula de um remédio ou percorrer um novo ambiente. Desenvolvido inicialmente para IPhone e iPad. 

Puppy Look: Crie um perfil para o seu bichinho. Adquira produtos e serviços sem sair de casa. Faça reserva de hospedagem (tanto hotel quanto lar temporário) em locais totalmente adequados para receber seu animalzinho de estimação. Divulgue um animal encontrado ou perdido. Seja avisado sobre campanhas de vacinação, programação de banho e medicamentos. Quer um universo melhor? Com esse app você poderá avisar às ONGs de animais encontrados abandonados e sob maus tratos. E mais: a cada compra ou contratação de um serviço por meio do aplicativo, uma porcentagem é doada a essas ONGs. 

Voluntariado: O aplicativo, disponível para iOS e Android é um projeto social desenvolvido para interligar voluntários (pessoas, organizações não governamentais e/ou instituições) com o mesmo interesse de exercer atividades de voluntariado. A iniciativa possibilita potencializar a realização, participação e disseminação de ações voluntárias. Assim como, ajudar na construção e integração de uma sociedade mais humana. 

Acreditamos que o voluntariado digital é uma nova forma de ação social que vem para potencializar os impactos de atividades tradicionais. A tecnologia é uma importante aliada para viabilizar a prática social a qualquer hora, e de qualquer lugar, beneficiando pessoas e instituições, e também pode ser um importante canal para mobilizar pessoas, aumentando o engajamento social. 

VOLTAR

1 Comentário

  • José Ivan de Oliveira disse:

    Gostaria de receber mais informações sobre esta ferramenta, pois colaboro com uma Organização comunitária e de ação cultural.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados