Entretenimento
23/09/2016 5 min de leitura

Booktubers e a nova geração de leitores

Com uma linguagem descontraída, os booktubers conseguem despertar o gosto pela leitura e reunir amantes dos livros.

Os jovens estão lendo mais do que nunca, contrariando muitas pessoas que ficavam com o pé atrás sobre essa geração que é mais ligada às novas tecnologias. De acordo com a pesquisa Retrato da Leitura no Brasil, houve um aumento de 6% de leitores nos últimos 5 anos. O ambiente digital acabou se tornando estímulo para que as pessoas conhecessem livros diferentes, além de compartilhar dicas literárias com amigos e encontrar novas formas de leituras, como as redes sociais específicas para leitores, o Goodreads e a brasileira Skoob, por exemplo.

Outro agente muito importante nessa “revolução” com certeza é o booktuber, pessoa que possui canal dedicado a literatura no Youtube. Com uma linguagem descontraída, os booktubers conseguem despertar o gosto pela leitura e reunir amantes dos livros. E há booktubers para todos os gostos, de literatura infantil a literatura adulta, do chick lit ao horror. Inclusive, alguns deles não só divulgam os livros como também escrevem e acabam se tornando sucessos no mercado editorial.

Conheça abaixo 5 canais literários brasileiros e acompanhe-os no Youtube:

Pam Gonçalves

Pamela Gonçalves começou suas dicas literárias na internet em 2009, através de seu blog, e um ano depois começou a gravar vídeos para o canal Garota It. Em 2012, ela criou seu próprio canal que fala principalmente de livros, mas também de séries e filmes. Faz tudo sozinha: planejamento, roteiro, gravação e edição, e atraiu mais de 190 mil inscritos no Youtube. Também é escritora, tendo publicado este ano 2 livros, “O Amor Nos Tempos de #Likes” e “Boa Noite”.

Leitor Cabuloso

O Leitor Cabuloso é um dos mais importantes sites de notícias de literatura no Brasil e seu canal do Youtube leva o mesmo nome. Criado por Lucien, o projeto possui também o Cabulosocast, uma grande referência quando o assunto é podcast nacional. Em todos os seus canais, o gênero mais destacado é a literatura fantástica e seus episódios às vezes trazem escritores para conversar sobre suas respectivas obras e nichos.

Tiny Little Things

A Tatiana Feltrin está entre as mais importantes youtubers no Brasil. Não é à toa, ela mantém o seu canal desde 2007, quando o termo booktuber ainda nem existia. Seu canal Tiny Little Things possui hoje mais de 200 mil inscritos e trata desde livros infantojuvenis a biografias, passando por outros formatos também como quadrinhos.

Família Palmito

Criado pelo publicitário Rafael Noris, no canal é divulgado uma série de vídeos chamada Leitura Compartilhada, onde ele e seu filho de 6 anos falam sobre livros infantis. O canal é uma extensão de seu blog de mesmo nome, no qual ele compartilha suas histórias de pai solo e outras dicas culturais.

Book Mania

E falando em dicas de livros para crianças, João Pedro, um garoto de 9 anos, é o apresentador do Book Mania, um canal dedicado exclusivamente à literatura infantojuvenil no Youtube. O booktuber mirim publica novos vídeos toda semana, falando não apenas das obras, mas também de eventos literários que visita.

VOLTAR

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados