Educação
18/09/2017 4 min

COMO ESTUDAR PELA INTERNET SEM GASTAR NADA

As inovações tecnológicas vêm democratizando o acesso às plataformas de ensino abertas a todas as pessoas. Conheça algumas delas!

A internet foi criada para compartilhar informações e cada vez mais surgem iniciativas que ajudam a democratizar o acesso à educação de qualidade. Hoje em dia há diversos sites de cursos à distância, tanto para crianças, jovens, adultos ou idosos, independente do país em que vivam ou do horário que tenham disponível, é possível aprender diversos tópicos gratuitamente e sem sair de casa.

Com o Khan Academy, você pode estudar diversos assuntos, como matemática, biologia, economia, engenharia, programação, entre outras coisas. O legal é que a plataforma trabalha bastante com gamificação, ou seja, quando você faz exercícios e assiste aulas, você ganha medalhas e avatares diferentes, por exemplo, para continuar se engajando no plano de estudo. Há opções não apenas para ser estudante, como também de acompanhar um filho ou alunos de uma sala de aula, caso seja professor. Esta plataforma tem revolucionado a educação ao disponibilizar mais de 300 mil videoaulas gratuitamente.

Para quem está pensando em aprender programação desde o nível mais básico, existe o Code.org, um site criado com o objetivo de levar a ciência da computação para todos os alunos de todas as escolas do mundo. Mas você não precisa ser aluno de nenhuma escola para se cadastrar e aprender, há diversas trilhas de aprendizado prontas para qualquer pessoas acima de 4 anos. É possível aprender programação de jogos, de sites, de aplicativos, entre outros. O pessoal da plataforma organiza também o “Hour of Code”, o maior evento de ensino de programação do mundo.

No Brasil, existe também o Veduca, uma plataforma de cursos livres e de atualização profissional. As aulas são ministradas por professores de importantes instituições de ensino, como a USP. Os cursos são gratuitos, mas há a possibilidade de pagar para fazer avaliações e receber um certificado de conclusão. Para quem se interessa por “Finanças Pessoais”, “Gestão da Inovação”, “Ética”, por exemplo, esse é o lugar para se atualizar!

Com essas plataformas, não apenas se democratiza o conhecimento, como também torna o estudo mais prazeroso e flexível. Vamos aproveitar? 😉

VOLTAR

4 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados