Entretenimento
05/12/2016 1 min de leitura

Criatividade Digital

O que a inteligência artificial é capaz de criar.

A inteligência artificial tem se apresentado como uma solução para muitos pesquisadores – a capacidade dos computadores de armazenar e comparar dados é superior à humana, sem dúvida. Alguns projetos já estão sendo conduzidos com base nesse tipo de tecnologia para otimizar o tratamento de câncer, por exemplo.

No entanto, a conversa muda de tom quando o assunto é o uso de inteligência artificial na arte. Um computador seria capaz de criar da mesma forma que humanos, criativos por natureza? A resposta categórica é sim. Deixando a questão da qualidade de lado por um momento, separamos alguns exemplos:

* Música

Nesse campo as novidades são super recentes: a primeira música completamente composta por inteligência artificial foi lançada no dia 19 de setembro desse ano! Chamada Daddy’s Car, a canção se inspira no estilo dos Beatles e foi produzida por um software chamado Flow Machines, desenvolvido pelos cientistas do Sony CSL Research Laboratory. Dá para escutar a música aqui.

E para quem curte rap brasileiro, o Spotify tem uma novidade interessante: a partir das letras e dos manuscritos deixados pelo rapper Sabotage, a plataforma de streaming em parceria com o grupo RZO produziu uma música inédita por meio de uma rede neural artificial, na voz da cantora Negra Li e da família Sabotage. Ouça aqui.

 

* Quadros

Essa é uma das 29 obras do projeto Deep Dream desenvolvido pela inteligência artificial do Google, inspirado em um quadro “A noite estrelada”, de Vicent van Vogh. Essa reinterpretação foi criada a partir das imagens inseridas no programa, que consegue identificar padrões e até desenvolver obras originais a partir do que aprendeu.

* Roteiro de filme

“Sunspring” é o nome do primeiro curta metragem com o roteiro escrito por um robô, chamado Benjamin. O filme, que dura aproximadamente 9 minutos, tem um diálogo aparentemente confuso, um ar de mistério e supostamente se passa no futuro. A obra é resultado do 48-Hour Filme Challenge, que acontece todos os anos no festival de cinema Sci-Fi London, e foi eleita como um dos 10 destaques da competição. Assista aqui.

de arte que já foram produzidas por inteligência artificial. Confira:

* Poemas

Existem inúmeros algoritmos que geram poesia, e pasmem, alguns datando das décadas de 50-70. Porém, alguns casos valem a pena destacar – como é o caso de Zackary Scholl, um pós graduando da Universidade de Duke, que criou um programa gerador de poesia e conseguiu que um de seus poemas fosse publicado em uma das revistas literárias universitárias mais antigas dos Estados Unidos. Leia uma tradução livre do texto:

Para o toco do pinheiro

Um lar transformado pelo raio

as alcovas equilibradas sufocam

essa terra insaciável de um planeta, a Terra.

Eles a atacaram com chifres mecânicos

porque te amam, amor, com fogo e vento.

Você diz, o que o tempo espera de sua primavera?

Eu digo que espera pelo galho que floresce,

porque tu és arquitetura diamantífera de doce cheiro

que não sabe por que cresce.

(Fonte)

Ficou interessado e quer saber como um gerador de poesia funciona na prática? O PoeTryMe escreve poemas em português, espanhol e inglês em questão de segundos.

VOLTAR

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados