Entretenimento
25/09/2017 3 min

Desligue o videogame e vá para um museu (jogar)!

Muito já foi debatido se os jogos eletrônicos eram ou não arte. Essa fase os gamers já passaram e, de bônus, seus personagens favoritos invadiram os museus.

Um museu cheio de crianças em frente a uma tela, de cores vibrantes e traços quadriculados. Uma cutuca outra e diz: “esse é meu favorito!”. Ao que a outra responde: “prefiro o que vimos antes, era mais simples, mas dá pra passar horas em frente da tela sem pensar em outra coisa”. A obra de arte não é do Mondrian ou Picasso, mas de jogos eletrônicos dos anos 80 e 90, que saíram das casas e invadiram museus.

Em cartaz até novembro no Pavilhão da Bienal Internacional de Arte de São Paulo, a exposição A Era Dos Games apresenta para uma nova geração jogos clássicos como Pong e Donkey Kong. E não é arte só para apreciar olhando, mas também jogando. Para Patrick Moran, curador da mostra, os jogos vão além do entretenimento: “videogames são arte e também podem ser esporte ou um evento social”.

Eventos como esse não são mais exceções. Desde 2013, quando o Museu de Arte Moderna de Nova Iorque abriu uma exposição permanente de videogames, o assunto passou a ser encarado com muito mais seriedade (mas sem perder a diversão, é claro). Inclusive, o Brasil não ficou atrás neste assunto e alguns anos depois o jornalista Cleidson Lima criou o Museu do Videogame Itinerante, o primeiro do gênero no país e que é reconhecido pelo Instituto Brasileiro de Museus.

Além dos jogos, muitos outros eletrônicos vêm conquistando seu espaço e quebrando preconceitos com a tecnologia. O Festival Internacional de Linguagem Eletrônica (FILE) encerrado há pouco, por exemplo, completou 18 edições com artistas estrangeiros e brasileiros que apresentaram tanto GIFs quanto instalações interativas.

É fã de jogos? Ou ainda acha que isso não é arte? Dê um ‘pause’ na correria e um ‘play’ nos jogos com um novo olhar!

VOLTAR

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados