Inovação
21/11/2016 3 min de leitura

Inovação e empreendedorismo na era digital

Em um mundo cada vez mais conectado, a era da informação amadurece simultaneamente à era da internet. Neste contexto as ferramentas para desenvolvimento tecnológico e as oportunidades de negócio são muitas. Com uma ideia na cabeça, tecnologia na mão como recurso e uma gestão de negócios baseada em inovação constante, empresas geniais têm saído do…

Em um mundo cada vez mais conectado, a era da informação amadurece simultaneamente à era da internet. Neste contexto as ferramentas para desenvolvimento tecnológico e as oportunidades de negócio são muitas. Com uma ideia na cabeça, tecnologia na mão como recurso e uma gestão de negócios baseada em inovação constante, empresas geniais têm saído do papel e se aplicado à realidade. Quanto mais inovadora a ideia, mais interessante é o projeto e isso diz muito sobre os jovens empreendedores que estão sabendo sobreviver no mercado.

Composta de aparelhos, geração e compartilhamento de dados além de ser facilitadora na realização de sonhos, a tecnologia se tornou indispensável ao empreendedorismo. É quase impossível pensarmos em Iphone sem Steve Jobs ou em Microsoft sem Bill Gates ou ainda no Facebook sem Mark Zuckerberg. São exemplos motivadores, mas num contexto sem muitas informações dão a impressão de que basta estarmos conectados para sermos bem sucedidos. Não é bem assim. O empreendedor vê a tecnologia como um atalho, um acelerador ou mesmo um catalisador para algum processo ou trabalho. No entanto, a forma como entendemos a tecnologia pode afetar e muito a maneira como fazemos uso dela e a nossa proximidade do sucesso ou fracasso.

A internet não fez surgir apenas empreendedores inovadores, ela também fez nascer profissões que não existiam e modificou tantas outras.

Além do aparecimento das novas formas de praticar algo que já existia, também aparecem novas carreiras como o fenômeno dos youtubers. Mas a possibilidade de empreendimento na internet não tem relação apenas com o entretenimento. E-commerces trazem mais facilidade e praticidade que um negócio físico, por exemplo. O olhar jovem tem reparado tais oportunidades no mercado e por isso optado pelo empreendedorismo on-line como chance de ter o próprio negócio. Mas apesar da soma de trabalho e a dedicação a esse trabalho, o que diferencia uma empresa de sucesso da outra não é a tecnologia, nem só a ideia, mas sim a forma como a ideia é executada e a dedicação do empreendedor sobre ela. Sendo assim, ao tirar a ideia de um novo negócio do papel, o empreendedor deve ficar atento a inúmeros detalhes. Na internet, a marca deve ser autêntica, além de possuir uma comunicação atraente e regular com o público-alvo para se destacar dos concorrentes. A tecnologia é, portanto, apenas uma fomentadora de ferramentas que propiciam o desenvolvimento e criação de ideias inovadoras.

Pensando nisso, o Dialogando selecionou uma série de ferramentas on-line que podem ajudar novos empreendedores a engatilhar seu novo projeto e atirar rumo ao alvo: o sucesso!

HTML5 UP: Templates responsivos de HTML5 e CSS3.

Bootswatch: Temas gratuitos para Bootstrap.

Templated: Uma coleção de 845 templates gratuitos de CSS & HTML5

WordPress.org | WordPress.com: Crie seu novo website de graça.

Strikingly.com Domain: Um website gratuito para domínios strikingly.com.

Withoomph: Lindos logos desenhados automaticamente.

Hipster Logo Generator: É legal, moderno e estiloso. É hipster.

Squarespace Free Logo: Download gratuito da versão de baixa resolução.

Hive: O primeiro serviço ilimitado de armazenamento em nuvem do mundo .

Invoice to me: Gerador gratuito de invoices.

Free Invoice Generator: Outro gerador gratuito de invoices.

Slimvoice: Invoices absurdamente simples.

Foundrs: Calcula a porcentagem destinada a cada co-fundador.

Ad Spend Calculator: A minha startup deve pagar por publicidade?

HowMuchToMakeAnApp: Calcule o custo de um aplicativo móvel.

App vs. Website: Você deve fazer um app ou um site?

Pitcherific: Pitcherific lhe ajuda a criar, treinar e melhorar seu pitch.

VOLTAR

3 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados