Você tem tatuagem? Que tal uma tecnológica?

8 de setembro de 2016

Quanto maior a sua idade, há chances de a pergunta até lhe causar horror. Quanto mais jovem, porém, aumentam as possibilidades de você não responder sim, mas quantas já tem – e ainda pretende ter. Só que se depender de um projeto desenvolvido em parceria entre a Microsoft e o Media Lab do MIT (Massachusetts Institute of Technology), todo mundo, dos 8 aos 80, vai querer ter a sua em um futuro não muito distante.

Mas nada a ver com agulhas e tinta nas profundezas da pele em um desenho eterno – e muito menos dor. Trata-se do DuoSkin, uma tatuagem não só bonita esteticamente como também eletrônica e funcional, além de temporária. Extremamente fina e delicada, essa tattoo é aplicada sobre a pele e atua como um dispositivo sensível ao toque, capaz de se comunicar com seu smartphone ou notebook e mostrar dados com base em informações do seu corpo, como temperatura. O DuoSkin ainda é um protótipo – ou seja, sem data para lançamento nem preço – mas já tem três tipos de interface:

1 – Input

Esse tipo de tattoo é uma interface tradicional (de você para o dispositivo), para transmissão de comandos, atuando como se fossem botões, o touchpad de um laptop ou a tela de um celular. Um bom uso prático é usar sua pele para controlar a música no seu celular, pausando, aumentando volume ou atendendo uma ligação – sem ter que tirar o smartphone do bolso ou da bolsa.

2 – Output

Esse tipo de tattoo faz o caminho inverso do anterior: quem transmite dados é o seu corpo para a tatuagem. No protótipo desenvolvido, com o uso de pigmentos especiais, ele mede a temperatura do corpo e mostra isso mudando de cor.

3 – Comunicação

A interface de comunicação inclui na tatuagem um chip, que armazena dados que podem ser enviados para outro dispositivo. A informação grudada no seu braço pode incluir senhas, seu cartão de visitas, agendas. No futuro, quem sabe, seu cartão de crédito pode estar na sua pele. Não tem como perder ou esquecer em casa.

A grande vantagem em relação a outros wearables, como relógios inteligentes, é o preço. A tatuagem é muito mais barata e é bem mais personalizável, de acordo com a preferência de cada um. Você pode enjoar e mandar fazer outra, sem grandes custos.

A matéria-prima principal do DuoSkin são folhas de ouro, que, acredite, é bem barato e muito raramente causa alergia. Além disso, o ouro é altamente durável, resistente (sem deixar de ser maleável) e é um ótimo condutor de informações, pois interage com circuitos eletrônicos sensíveis ao toque. “Nossa intenção é realmente tornar o produto acessível a qualquer um”, diz a chefe da equipe de pesquisadores, Cindy Hsin-Liu Kao. Além de todas as vantagens, diz ela, é esteticamente belo e pode, com o tempo, ser até uma joia. Em resumo, é útil, bonito e barato.

Vai uma tattoo aí?

Fonte: Dialogando - Você tem tatuagem? Que tal uma tecnológica? Dialogando

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter

Receba nossas notícias e fique por dentro de tudo ;)

Nós utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Se você continuar navegando, consideramos que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.

Telefonica