Segurança
13/12/2017 4 min

Natal sem cilada: como comprar na internet com segurança

Dicas para se proteger das fraudes e garantir seus direitos

Com as ofertas, Natal chegando e 13º salário, o final do ano é a época de ir às compras. Preços mais baixos, comodidade e economia de tempo estão entre as principais razões que fazem a internet ter a preferência do consumidor. Mas assim como a confiança para adquirir produtos pela web está aumentando, as ameaças também.

O Brasil é o país em que mais ocorre phishing, o tipo de fraude que procura obter informações do usuário, segundo o ranking da Kaspersky Lab. Uma pesquisa do Serasa Experian mostra que uma tentativa de fraude ocorre a cada 16,8 segundos no país. Entre os golpes ao consumidor mais comuns estão a fraude de controle de conta e os botnets, softwares maliciosos que tomam o controle de um computador.

Segundo estudo realizador pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), 89% dos internautas realizam compras pela internet e 43% dessas pessoas aumentaram suas compras on-line em 2017.

O Dialogando conversou com a advogada especialista em direito digital, governança, auditoria e segurança da informação, Caroline Teófilo da Silva, para saber como se prevenir e fazer uma compra segura.

“No final do ano, um dos maiores impasses é o atraso na entrega”, diz ela. Para evitar esse problema é importante sempre se certificar do prazo de entrega. Muitos fornecedores contam o período em dias úteis. Caso uma entrega não seja feita, o artigo 35 do Código de Defesa do Consumidor prevê a rescisão do contrato com direito à restituição do valor da compra.

Para evitar cair nas típicas fraudes de roubo de dados, Caroline dá algumas dicas.

vivo_dialogando_fraudes_compras_online

VOLTAR

2 Comentários

  • Matheus Luiz disse:

    Na verdade nem sempre o antivírus do computador pode lidar da melhor maneira com softwares maliciosos. A melhor dica é sempre atualizar o sistema operacional do seu dispositivo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados