Inovação
26/01/2017 3 min de leitura

Pense Grande

Projeto usa tecnologia para promover empreendedorismo social na periferia

A tecnologia é a principal ferramenta para a bandeira de transformação da sociedade levantada pelo programa Pense Grande, uma iniciativa que tem como missão difundir e contagiar jovens, especialmente da periferia, com o espírito do empreendedorismo social.


Fundado em 2013, o programa tinha em mãos um desafio: como impactar esses jovens de maneira efetiva e conseguir oferecer uma metodologia de educação empreendedora que embasasse negócios digitais e inovadores de sucesso. 

 

O primeiro passo para vencer o desafio foi adaptar a linguagem de divulgação do projeto de acordo com o público-alvo. Como a tecnologia é parte da essência do programa, é a partir dela que surgiram as soluções: foram desenvolvidos vídeos conceito – um deles protagonizado pela poeta Mel Duarte e o primeiro chatbot brasileiro para o terceiro setor, o Deco. Todo o processo de criação contou com a participação de 10 jovens da periferia de São Paulo como consultores de linguagem e criação, garantindo que o tom e a linguagem fosse adequados. 

 

Já a parte pedagógica se estruturou de modo a conduzir os participantes pelas fases de descoberta, criação e desenvolvimento de seu empreendimento. A consistência dessa formação foi garantida pela padronização da metodologia empreendedora desenvolvida, assegurando qualidade para os jovens dos três territórios de atuação até o momento (Periferia de São Paulo  SP, Santarém  PA e Vale do Jequitinhonha  MG). 

 

Entenda melhor a estrutura do programa:

INFOGRÁFICO PENSE GRANDE

VOLTAR

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados