Educação
01/09/2017 3 min

Tecnologia ajuda na hora da lição de casa

Quer aprender algo novo? Lembrar de alguma matéria? Ter ajuda com a lição de casa? A tecnologia e a internet estão aí para ajudar

Cada vez mais crescem as opções para estudar assuntos novos ou reforçar conteúdos através de plataformas de ensino on-line. Seja por meio de canais do YouTube, professores que atendem por videoconferência, sites de cursos a distância ou mesmo grupos de estudo no Whatsapp.

Assim como as empresas que oferecem esse serviço são diversificadas, os métodos de estudar também são e as lições de casa, que antes eram vistas como chatas por priorizarem a “decoreba” e avaliações tradicionais, ganham novos contornos com o auxílio da tecnologia.

Para Marcio Boruchowski, esse modelo de estudo vai cair rápido. De acordo com ele, “a gente não pode ver o estudo como uma vacina, algo que você toma quando criança e depois não estuda mais”. Boruchowski, que é fundador da Educare, uma startup de monitoria e reforço escolar, continua: “não deveria mais discernir tempo de estudo ou o momento que você já sabe aquilo e pode brincar. Você está aprendendo a toda hora, a todo o momento, em diversas ferramentas, inclusive brincando”.

Isso vem ao encontro de diversas pesquisas que ressaltam a importância do lazer e do descanso para um melhor aprendizado. Um cérebro constantemente estimulado pode elevar níveis de estresse que são prejudiciais para o desenvolvimento da criança e adolescente.

Com uma vida equilibrada e novas formas de ensino, é possível transformar o estudo tanto na escola quanto em casa. E a tecnologia, que por muito tempo foi vista como desperdício de tempo, alienante, entre outros termos negativos, pode mostrar seu poder em potencializar habilidades das pessoas de todas as idades.

VOLTAR

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados