Entretenimento
21/03/2017 4 min

Tecnologia: até na hora do sono?

Há hábitos que parecem inofensivos, mas causam impacto em nossa saúde física e mental.

Antes de dormir, ainda na cama, você precisa ver todas as atualizações das redes sociais? Dar aquela espiada no canal do seu ídolo? Checar se o affair visualizou sua mensagem? Você precisa mesmo dormir com o celular embaixo do travesseiro? Pois esses hábitos que parecem inofensivos causam impacto em nossa saúde física e mental. Um dos maiores causadores de distúrbios do sono tem sido a tecnologia: usados de maneira exagerada ou em momentos nada saudáveis, aparelhos como smartphones, tablets e computadores elevam o nível de stress de milhões de pessoas pelo mundo, além de tirar as preciosas horas de descanso da maioria de seus usuários.

O fato de os jovens levarem a tecnologia — TV, games, computadores e celulares — para a cama na hora de dormir resulta em cerca de uma hora de sono a menos para a maioria deles. Essas tecnologias devem ser deixadas de lado uma ou duas horas antes de nos deitarmos. A boa notícia é que, embora grande parte tenha um enorme efeito negativo, há gadgets que podem sim nos ajudar a ter noites de sono melhores e mais longas. Até porque você não vai querer ficar “bêbado de sono”: perder 4 horas da famosa soneca equivale a tomar seis latas de cerveja.

Uma pesquisa do Henry Ford Hospital Sleep Disorders and Research Center, em Detroit (Estados Unidos), relacionou os prejuízos de uma noite mal dormida com os mesmos causados por motoristas alcoolizados. Uma noite de sono perdida equivale à concentração de 0,19 de álcool no sangue, sendo que 0,08 já é considerado ilegal nos Estados Unidos.

Para garantir uma boa noite de sono, a tecnologia pode dar uma força — da maneira mais suave possível. Você já conhece a melhor música do mundo para dormir?

Alguns dispositivos prometem tornar suas noites, e consequentemente os seus dias, muito melhores:

HUSH

Os plugues de ouvido Hush prometem não apenas isolar os sons externos para garantir o sossego necessário para uma boa noite de sono. Ele produz até 10 horas de “ruído branco” que bloqueiam roncos do parceiro ou o barulho da casa dos vizinhos. Essa tecnologia custa 150 dólares.

Sense Sleep Tracker 

O Sense Sleep Tracker é um dispositivo para acompanhar a qualidade do seu sono em alta sensibilidade. O aparelho cria uma pontuação para o seu descanso com base numa série de fatores; tais como ruídos, vibrações, e até a luminosidade do seu ambiente de repouso.

Shepherd Blue Sleep Tracking Headband 

A bandana eletrônica do Shepherd Blue Sleep Tracking Headband emite sons em duas frequências inaudíveis ao ouvido humano, mas que ainda assim afetam o funcionamento do cérebro. Esse processo chamado pelos desenvolvedores de “batidas bineurais” faz com que não só o sono de quem usa o gadget seja melhorado, mas também o seu humor ao acordar.

Sleep Better 

O App foi criado para melhorar a qualidade do seu sono e para te ajudar a dormir com mais facilidade, além de saber como as atividades diárias (cafeína, álcool, treinamento, estresse) influenciam na eficiência do sono. Disponível para Android e iOS.

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