Inovação
03/04/2017 4 min

Tecnologia para turistas

Para viajar tranquilo

Todo turista sempre faz uma lista do que não pode faltar em sua bagagem. Dependendo do destino e do perfil de cada um, esses itens variam. Mas todos que vão a algum lugar pela primeira vez têm em comum uma necessidade em comum – informação. Chegar a uma cidade desconhecida sem saber por onde começar pode fazer o turista perder tempo e dinheiro, duas coisas que raramente alguém em viagem tem sobrando. Desde a invenção do smartphone, as coisas ficaram mais fáceis. Pesquisas na internet são uma mão na roda para informações gerais, mas geralmente leva algum tempo até a pessoa encontrar o que realmente procura. Não é à toa que existem incontáveis aplicativos sob medida para cada necessidade.

Para não se perder

Foi-se o tempo em que se viam nas ruas de cidades turísticas pessoas se atrapalhando todas com mapas enormes e dobráveis e ainda lutando contra o vento. Existem hoje aplicativos com mapas e indicações que não deixam o turista se perder ou achar o que procura sem ter que fazer mímica para perguntar em outro país. Um dos mais completos desse gênero é o Citymapper. Ele cobre mais de 30 cidades, entre elas Madri, Barcelona, Cidade do México e São Paulo. Tem de tudo: disponibilidade de Uber, horário de trens, rotas econômicas e o principal para visitar. Avisa até se um voo ou trem é cancelado ou está atrasado.

Para não perder dinheiro

Quem viaja em grupo costuma sempre se deparar com um problema: a divisão de contas. De um lado, é duro ficar dividindo cada lanche, diária de hotel. Afinal, é muito mais prático uma pessoa só pagar o Uber do que ficar contando trocados que nunca batem numa divisão igual. Existem diversos aplicativos para dividir contas, mas um totalmente focado em turismo é o Splittr. Basta lançar quem pagou o quê. O aplicativo faz o resto, mesmo que a viagem tenha passado por vários países e suas diferentes moedas. Ele dá conta de tudo.

Para não esquecer jamais

De nada adianta tudo dar certo numa viagem se você não se organizar para ter todas as suas lembranças. Foi-se o tempo de guardar papéis e fazer anotações ou até escrever um diário num caderno ou num notebook. Há aplicativos para isso, e um dos mais populares e completos é o LiveTrekker. Ele cria um diário de sua viagem, marcando com uma linha vermelha o seu trajeto – com detalhes como velocidade e altitude. Você pode adicionar vídeos, áudios, textos e fotos em cada passo do seu caminho, compondo um verdadeiro diário multimídia de sua viagem.

VOLTAR

1 Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados