Segurança
11/08/2017 4 min

Tecnologia a serviço de uma direção mais segura

A forma como utilizamos os gadgets é o que faz a diferença

Comuns em um mundo cada vez mais conectado, os aparelhos celulares somados aos mais diversos aplicativos disponíveis tornam a nossa vida mais fácil e dinâmica. Ao contrário do que muita gente pensa, a tecnologia mobile também pode ajudar motoristas de diversas formas, seja mantendo-os sempre no caminho certo, colaborando para a elaboração de um roteiro de viagem, ajudando na manutenção do veículo e até evitando distrações. O uso de tais aplicativos é seguro, desde que os condutores não manuseiem seus smarthphones ou outros dispositivos eletrônicos enquanto dirigem. Para os aplicativos que traçam rotas, a melhor dica de utilização é deixar o celular sob os cuidados do passageiro.

A tecnologia tem contribuído muito para a segurança de motoristas, passageiros e pedestres, mas ainda é a mudança de atitude que faz a diferença. Um exemplo disso é a próxima versão do sistema operacional do iPhone, o iOS 11, que chegará em setembro oferecendo aos usuários um novo modo, “não perturbe enquanto dirijo”, que impedirá que mensagens de texto e outras notificações surjam na tela. Para evitar que o usuário dê aquela conhecida “olhada rápida” na tela bloqueada, ela permanecerá escura até que o destino seja completado.

As montadoras também estão movendo seus esforços na busca por tecnologias que reduzam os riscos de acidentes. A Nissan, por exemplo, demonstrou uma versão experimental de um sistema que bloqueia todos os sinais de telefonia e dados, no apoio de braço do assento do motorista. Já a Volvo, está tentando integrar o celular ao sistema de entretenimento do carro e instalar controles de voz, para que o motorista não precise tirar as mãos do volante.

Enquanto a tecnologia avança, preparamos uma seleção especial de apps para você se deslocar com mais segurança!

iOverlander – Quem disse que planejar um roteiro de viagem não faz parte do “item” segurança? O iOverlander é um banco de dados de lugares para quem é adepto de road trips. Ele mapeia campings, hotéis, restaurantes, mecânicos, água, calibragem de pneus, entre outras categorias. Os detalhes de cada local incluem instalações, fotos, data dos últimos visitantes e coordenadas GPS. É possível usar o serviço mesmo offline. Disponível para Android e iOS.

Mãos no volante – Ideal para motoristas que têm dificuldades em deixar de atender ligações, enviar SMS e acessar Internet ao volante, o app bloqueia mensagens e ligações enquanto o usuário está dirigindo. É possível configurar mensagens do tipo “Estou dirigindo. Ligo mais tarde” para quem tentar ligar para o seu celular. Disponível para Android.

Estacione – O aplicativo gratuito de geolocalização encontra endereços de estacionamentos próximos exibe a bandeira da empresa, endereço do estacionamento, telefone e imagens do local, de forma que o usuário possa optar pela bandeira de sua preferência. Disponível para Andoid e iOS.

Carrorama – Permite ao usuário ter um controle do registro de todas as despesas com manutenção e combustível, além de fornecer relatórios e notificações sobre agendamentos de serviços e manutenções, bem como informa datas de vencimento do documento do carro. Disponível para Android e iOS.

Se você quiser saber sobre os riscos da combinação do celular e direção, recomendamos a leitura de outro artigo publicado aqui mesmo no Dialogando, que traz uma dica incrível sobre o Vivo Sounds, uma aplicação que permite personalizar o som que toca para as pessoas quando te ligam. O aplicativo conta ainda com a função “Dirigir”, que quando ativada reproduz uma mensagem de áudio informando que você está ao volante e não pode atender a ligação.

VOLTAR

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados