Sustentabilidade
15/12/2016 2 min de leitura

Tecnologia Verde

Caminhos sustentáveis com a tecnologia

A Terra tem hoje cerca de 7,5 milhões de habitantes e deve passar dos 10 bilhões até 2025, segundo projeções da ONU. A Organização das Nações Unidas prevê que esse adicional humano vai comprimir os já escassos recursos naturais do planeta, reduzindo as reservas de água potável e elevando o consumo de energia em até 60% daqui a pouco mais de uma década. Isso tudo deve acontecer em meio a desperdícios de energia, mudanças climáticas e uso abusivo de recursos naturais, como o desflorestamento. Mas por que que um site de tecnologia está falando de ambiente? O que tem a ver uma coisa com a outra? Tudo.

“O ritmo de destruição do meio ambiente é tão intenso que só o poder multiplicador da tecnologia é capaz de mitigar esses efeitos”, afirma a engenheira ambiental Valdirene Vasconcelos, diretora da Engetrab, empresa paulista que presta consultoria em trabalho e meio ambiente. Segundo ela, a tecnologia ambiental – também chamada de TI Verde e tecnologia limpa, entre outros nomes – não é apenas importante. “Ela é vital, indispensável”, acrescenta. “O espectro da tecnologia ambiental já é muito abrangente”, diz Valdirene. “Ela está presente desde a geração de energias renováveis, como a eólica e fotovoltaica, até na química verde, passando pelo descarte de resíduos eletrônicos e pelo desenvolvimento de dispositivos e equipamentos de análise e monitoramento.”

A ciência não para de buscar saídas tecnológicas para as ameaças ambientais na terra e no mar. Conheça algumas ideias que podem ajudar o planeta no futuro.

No mar…

A Terra tem um nome inadequado, porque 70% de sua área é coberta de líquido. Só que salgado. A falta de água vai afetar boa parte da população do planeta ainda na primeira metade desse século e, por isso, a dessalinização do mar é uma saída. Por ora, o problema é que fazer a água evaporar para separá-la do sal consome muita energia, que é outro problema ambiental. Mas o mar também pode trazer a solução para esse problema. Há vários estudos em andamento para usar as ondas do mar para girar turbinas e gerar eletricidade. Outra linha de pesquisa é usar os oceanos para a produção de energia térmica. Essa enorme massa de água absorve o calor do sol, que pode ser convertido em energia elétrica. A tecnologia já funciona, mas há um longo caminho a trilhar até que a ideia seja economicamente viável.

Na terra…

O automóvel nosso de cada dia espalha muitos problemas pelo ar. Os carros elétricos têm sido vistos como uma excelente alternativa, mas a questão é a origem, nem sempre sustentável, dessa energia. Por isso, veículos movidos a hidrogênio podem ser uma alternativa no futuro, pois, em vez de fumaça, eles emitem água – e limpa. Outra fonte de problemas para o ambiente nas mãos de cada um de nós é o papel, que consome milhões e milhões de árvores no mundo todo para depois virar lixo. Cientistas vêm pesquisando o chamado papel eletrônico – que se parece muito no tato e na aparência com o feito de celulose. Ele não parece uma tela, mas é. Nele estão presentes milhares de microcápsulas com partículas pretas e brancas. Dependendo da carga elétrica, elas aparecem, mostrando fotos e textos. E você só vai precisar de uma folha para ler o jornal todo dia e, ao mesmo tempo, um livro.

VOLTAR

4 Comentários

  • Edna disse:

    Olá fico feliz que tenha pessoas tentando achar uma maneira de cuidar do nosso planeta!mas queria saber se há alguma coisa que eu possa fazer além de coisas simples como reutilizar a água da roupa pra lavar o quintal, tomar banhos rápidos, apagar as luzes, não sei mas talvez haja mais alguma coisa simples no dia a dia que posso estar fazendo e ensinando para meus filhos e que faça diferença no decorrer do tempo 😘😘

    • Dialogando disse:

      Edna, você poderia conversar com os seus filhos sobre a reciclagem consciente do lixo eletrônico, que com certeza já é parte do nosso dia a dia. 😉
      Confira este texto que fizemos sobre o tema.

  • Wlademir Astrini de araujo disse:

    Estamos na mesma luta, desenvolvemos nosso equipamento de pirólise , veja o vídio, com total tecnologia 100% nacional, nosso foco é ensinar para limpar o planeta.
    Se desejar mais detalhes estamos à disposição.
    Wlademir Araujo
    (11)999833555

    • Dialogando disse:

      Olá, Wlademir, parabéns por trabalhar com tecnologias sustentáveis, nosso futuro depende de iniciativas assim 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados