Sustentabilidade
15/05/2017 2 minutos

Tecnologias para Melhorar o Trânsito

Criado em 2014, o movimento internacional Maio Amarelo realiza diversas ações de conscientização para conter o crescimento diário do número de acidentes.

Quando você acabar de ler esta reportagem, pelo menos duas pessoas terão morrido em um acidente de trânsito em algum lugar do mundo (sem contar os feridos, muitos deles com sequelas permanentes). Criado em 2014, o movimento internacional Maio Amarelo realiza diversas ações de conscientização para conter o crescimento diário desses números – na esmagadora maioria dos casos causado pela falta de consciência dos motoristas, motociclistas, ciclistas ou pedestres que parecem achar que morrer de velhice é uma certeza. Conheça alguns exemplos do uso consciente da tecnologia para salvar vidas.

Faróis inteligentes

Você está dirigindo numa estrada cheia de curvas à noite. Vira à direita, vira à esquerda, à esquerda de novo – mas os faróis por alguns instantes continuam com seu foco em linha reta. Esta tecnologia faz que os faróis se movam seguindo a curva antes mesmo que o seu olhar chegue ao ponto. Segundo a avaliação feita até o momento, o número de acidentes cai em 10% com essa tecnologia.

À prova de pedestres

A sueca Volvo, a americana Ford, a alemã Mercedes-Benz e a japonesa Honda estão entre as principais empresas que têm investido em tecnologias para reduzir os atropelamentos que, em alguns países, representam até mais de um terço das mortes no trânsito. No Brasil, segundo os últimos dados do DataSus (Ministério da Saúde), os atropelamentos são a segunda principal causa de mortes no trânsito.

Ainda em fase de testes, a tecnologia detecta a presença repentina de um pedestre distraído. Primeiro, o motorista é alertado por meio de sons. Se ele não reage, os freios são acionados automaticamente. A cidade de Londres também está testando um sistema semelhante em seus ônibus para evitar atropelamentos de pedestres e ciclistas.

À prova de motoristas

Um dos mais recentes e bem-sucedidos sistemas desenvolvidos à prova da distração de motoristas é o Mobileye, mesmo nome da empresa israelense que o criou. Em operação desde fevereiro, em Nova Iorque, está presente em 4.500 táxis e carros compartilhados. Necessita apenas de uma câmera para enxergar outros veículos no trânsito, seja à noite ou durante o dia, para fazer previsões baseadas no comportamento dos demais, numa espécie de direção defensiva controlada por computador.

Música segura

Mexer no som do automóvel, mesmo antes da internet, já era arriscado. Mas a tecnologia está tornando essa situação cada vez mais segura, graças aos aplicativos. Um deles é o Vivo Música By Napster, que apresenta uma opção de interface simplificada na função CAR, voltada principalmente para os momentos no trânsito.

O aplicativo permite acesso rápido para as músicas preferidas e apresenta ícones maiores para facilitar a visualização do usuário. É possível também marcar as playlists e os álbuns favoritos nessa função e utilizar as conexões via cabo auxiliar (AUX) e Bluetooth do carro. E quando acessada pela primeira vez, a aplicação apresenta uma tela de alerta com uma mensagem de segurança, que orienta o usuário a somente olhar a tela ou digitar algo quando o veículo estiver parado.

 
VOLTAR

3 Comentários

  • Evans Monteiro da Silva disse:

    Alertas de correção de percurso é uma opção de prevenção de açidentes que deveria se tornar obrigatório em todos veículos.

  • Evani disse:

    Gostei muito importante pois sou motorista Uber e seria muito bom para mim este aplicativo.

    • superuser disse:

      Que bom que você gostou, Evani! O Vivo Música by Napster está disponível na loja de aplicativos do seu celular ou pela Vivo APP Store

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados