Educação
23/02/2017 3 min

Um novo idioma na ponta dos dedos (e da língua)

O aprendizado de idiomas que acompanha a tecnologia

Hoje em dia não é mais necessário estar em uma sala com um professor e uma turma para ter aula de idiomas. Com a apropriação cada vez mais frequente que o universo educacional faz das tecnologias, é possível aprender uma nova língua ou reforçar o seu aprendizado já estabelecido com a ajuda de diversos aplicativos. A melhor parte é que você vai poder fazer isso de jeitos bem diferentes, às vezes até brincando, e também vai focar melhor no seu objetivo. Por exemplo, existem aplicativos mais voltados para gramática, outros para pronúncia e outros ainda para situações específicas, como viagens, etc. Confira a seleção que o Dialogando fez dos melhores aplicativos encontrados hoje no mercado:

Duolingo 

Esse é um dos mais famosos e não é a toa: ele traz cursos nos níveis básico, intermediário e avançado para quem quer aprender inglês, espanhol, alemão e francês. “Ele testa não só a gramática mas também a pronúncia e a rapidez com que você pensa. Apesar de poder se tornar um pouco desmotivador a longo prazo, é um app muito bom, uma grande pedida”, recomenda Pedro Ciccone, professor de inglês.

Disponível gratuitamente para iOS e Android

HiNative  

Essa dica é para quem já tem uma noção do idioma, mas quer entender como ele funciona na vida real. Por meio de modelos de perguntas, você interage com nativos da língua que está estudando e pode colaborar com outras pessoas que estão estudando a sua própria língua. Também é possível enviar áudios para saber se sua pronúncia está correta.

Disponível gratuitamente para iOS e Android

Busuu  

Com lições de só 10 minutos, esse aplicativo acredita na teoria que aprendemos a longo prazo estudando um pouquinho por dia. Outro princípio interessante do Busuu é o trabalho em comunidade: seus exercícios de escrita são corrigidos por outros e você também corrige os exercícios de outras pessoas.

Com versões gratuitas e pagas, disponível para iOS e Android

Memrise  

Também com cursos para diversos níveis, o Memrise se diferencia dos outros aplicativos por ter um tom bem forte de jogo. Faz parte do conceito da plataforma que as pessoas memorizam e aprendem melhor se estão se divertindo.

Disponível gratuitamente para iOS e Android

Mondly  

Com conteúdos em mídias diferentes, esse aplicativo de aprendizagem adaptativa é bem legal por contextualizar em situações reais os tópicos trabalhados. É ideal para quem vai fazer uma viagem e precisa aprender o básico dentro de situações do dia a dia.

Disponível gratuitamente para iOS e Android

VOLTAR

1 Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados