Comportamento
25/12/2017 4 min

União para a solidariedade

Tecnologia conecta trabalho social sustentável e ONGs

Fim de ano chegando, o espírito de confraternização está no ar, as doações e ações sociais se intensificam, estimuladas pelo clima de solidariedade. Mas colaborar com o bem-estar do próximo pode ser uma ação a ser realizada o ano inteiro, de maneira sustentável. Para isso, os aplicativos de voluntariado colocam literalmente um mundo de opções ao alcance da mão.

Há diversas maneiras de se tornar um voluntário digital. O Cupong.me (Android e IOS) habilita a doação de cupons fiscais – e respectivos créditos do ICMS – para uma das 250 organizações cadastradas em São Paulo e no Paraná. Desde 2015, já foram arrecadados mais de R$ 5 milhões. No Charity Miles (Android e IOS), o exercício físico é a moeda corrente. Quanto mais se caminha, pedala ou corre, mais dinheiro é revertido pelos patrocinadores às entidades.

Com o Worldpackers (Android e IOS) é possível trocar trabalho voluntário por estadia e alimentação no local de destino, no Brasil e em muitos outros países. A iniciativa já teve a adesão de 400 mil viajantes e anfitriões. Na área de saúde, o Hemogram (Android) faz a conexão entre doadores de sangue e os hemocentros que mais precisam. O IVP Vírus do Bem (Android) encontra a instituição mais próxima para o desapego produtivo de itens como roupa, calçados, eletrônicos, brinquedos, móveis e alimentos.

O mundo corporativo também aderiu e dá oportunidades de engajamento para a equipe. A Fundação Telefônica Vivo criou o aplicativo Game do Bem, em que o funcionário pode realizar missões relacionadas aos objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU, conforme evolui no jogo. Em 2016, 2.590 voluntários cumpriram 11.336 missões em áreas como educação e saúde, beneficiando 200 organizações e atingindo mais de 50 mil pessoas.

O coletivo Apps do Bem aceita projetos de aplicativos sociais ou ação voluntária na elaboração de outras ferramentas úteis à sociedade.

VOLTAR

4 Comentários

  • Geisa Nalielle da silva disse:

    Queremos ser voluntários eu e meu filho Gabo ai em Portugal !! ; gostei MT da oportunidade de faser o bem para outras pessoas, Portugal esta de parabéns

    • Dialogando disse:

      Ótima iniciativa, Geisa! Quanto mais pessoas envolvidas em trabalhos voluntários, cada vez mais transformaremos o mundo!

  • sergio antonio de marques gonçalves disse:

    Apreciei a mensagem sobre solidariedade e desejo cooperar.Vamos exercer contatos com os aplicativos indicados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados