Sustentabilidade
07/12/2018 4 min

Tempo de leitura

Conheça as 5 ideias inovadoras que trazem o mundo dos Jetsons até você!

Não é ficção científica: a inovação pode facilitar a vida real

Quem assistia ao desenho animado Os Jetsons vai lembrar: no cenário futurista da ficção, bastava apertar alguns botões em uma engenhoca e o jantar saía prontinho do outro lado.

Sonho de 10 entre 10 pessoas que precisam lidar com a organização doméstica, a tal engenhoca ainda não se materializou, embora já seja possível contar com um robô chef de cozinha para dar aquela mãozinha e criar algo para você se alimentar. Aqui também só é necessário apertar um botão. Mas, diante dos avanços tecnológicos reais, a possibilidade no mundo atual de se criar algo inovador e que garanta a sustentabilidade é infinita. É o conhecimento científico que nos traz esse #futurosustentável para o presente

Hoje conhecimento científico, aliado a novas tecnologias, cada vez mais ajuda grandes empresas a produzirem “engenhocas” contemporâneas com um propósito bem mais relevante: solucionar questões que podem ameaçar o desenvolvimento, além de garantir sustentabilidade econômica e qualidade de vida e bem-estar para as próximas gerações.  

Confira cinco ideias inovadoras que já se materializaram:

 

  • Energia limpa, flutuante e sem limites

Balão Zephyr - Inovação Sustentável

O arrojado balão fotovoltaico Zéphyr foi criado para levar energia “verde” aos quatro cantos do mundo e às populações mais carentes, literalmente flutuando. O equipamento capta e transporta a energia solar, além disso tem câmera e antenas, habilitando também uma rede provisória de telecomunicações e acesso à internet, útil em caso de catástrofes ou locais com dificuldades de acesso por outras vias. Tem capacidade para gerar eletricidade para atender às necessidades de até 50 pessoas e substituir os perigosos geradores a diesel, além disso é uma forma de ajudar o desenvolvimento econômico nos países mais pobres.

 

  • Garrafinha plástica, só que não

Garrafinha Vegana - Inovação Sustentável

Com uma aparência muito semelhante às tradicionais – e poluentes – garrafinhas de plástico, a Veganbottle é bem diferente em sua composição e é exemplo de conceito de sustentabilidade. Fabricada com tecnologia exclusiva utilizada na extração da cana-de-açúcar, todos os seus componentes – vasilhame, rótulo e tampa – são biodegradáveis, produzidos sem óleo e não são tóxicos o que garante sustentabilidade ambiental. Pode ser industrialmente compostada para se tornar matéria-prima renovável para nova fabricação de outras unidades ou outras embalagens ecológicas.

 

  • Cultivando a própria salada na geladeira

Salada na Geladeira - Inovação Sustentável

A FreshFridge não é uma geladeira comum. É um conceito de desenvolvimento sustentável que deu certo. Ao invés de somente guardar os alimentos, você pode cultivar ali até 50 de suas variedades preferidas de vegetais e ervas, basta colocar as sementes em uma das bandejas, guardar nas prateleiras e entre 10 e 15 dias elas brotarão.  A temperatura, umidade, regas e iluminação são controladas por sensores, câmeras e um aplicativo. Além de ter produtos fresquinhos o ano todo, não é preciso usar fertilizantes, inseticidas ou nenhum outro produto químico. Pode funcionar com energia solar e, em breve, deverá comportar a função de produzir sua própria água por meio de captação de vapor de água presente na atmosfera.

 

  • Sua casa em um mês e por metade do custo

Casa Sustentável - Inovação

Com a plataforma tecnológica Node, basta reunir quatro amigos – sem nenhuma experiência em construção mesmo – e em um mês sua casa, elaborada totalmente com materiais sustentáveis, estará pronta. E o que é melhor, com sustentabilidade econômica: a 50% dos custos e 25% do tempo gastos para erguer uma casa “tradicional”.

 

  • Gás natural sim, mas zero carbono

Gás natural - Inovação Sustentável

Uma fábrica-piloto na cidade norte-americana de Houston está testando uma tecnologia capaz de gerar energia limpa por meio do gás natural. A ideia é continuar oferecendo todos os benefícios do gás natural – usado hoje para gerar 22% da eletricidade no mundo e visto como uma das fontes de energia do futuro – mas extraindo todo o dióxido de carbono emitido no processo de produção e mantendo o baixo custo. Seria a primeira fonte de energia limpa derivada de um combustível fóssil garantindo sustentabilidade econômica.

VOLTAR

Gostou da notícia? Esse artigo te fez pensar diferente?

Curta quantas vezes quiser e mostre o quão relevante foi esse conteúdo pra você!

Conta pra gente o que você achou e comece uma conversa!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados