Comportamento
22/11/2016 2 min de leitura

Tempo de leitura

Empoderamento digital: novos estilos de vida

Como a tecnologia pode transformar a nossa realidade e gerar novos estilos de vida

A inclusão digital é um processo em crescimento no mundo todo: segundo o estudo mais recente divulgado pelo internet.org, uma instituição mantida pelo Facebook, mais de 3 bilhões de pessoas estão conectadas à internet no mundo todo. Esse número corresponde a aproximadamente 43% da população mundial – que em sua maioria, prefere navegar a rede por dispositivos móveis. Isso significa que não é só o acesso que está crescendo: as pessoas estão se apropriando da tecnologia e levando-a para diversos âmbitos da sua vida.

Essa apropriação afeta a nossa vida de maneiras mais óbvias, estreitando distâncias e facilitando a comunicação, mas também de modo mais profundo. Isso se dá por conta do que alguns chamam de “empoderamento digital”: a consciência de como a tecnologia pode transformar a nossa realidade e gerar novos estilos de vida. Confira quatro aspectos em que o mundo digital pode estimular mudanças no mundo real:

No processo de tomada de decisão

A internet é o reino da informação e isso apoia as nossas decisões porque temos acesso a pontos de vista mais diversos. Seja para fazer uma compra, escolher em quem vamos votar ou para onde vamos viajar, a tecnologia permite que as nossas escolhas sejam melhores embasadas.

Na maneira como consumimos 

O avanço da tecnologia nos dá mais autonomia para escolher como queremos consumir, trazendo opções alternativas às tradicionais, principalmente quando se trata de serviços. O Airbnb é um ótimo exemplo: é uma plataforma on-line para anunciar, descobrir e reservar acomodações. Seja para ter uma experiência diferente na hora de viajar ou para fazer uma grana alugando aquele quarto extra da casa, o serviço é uma ótima alternativa para hospedagem.

Na mobilidade urbana

O trânsito é uma questão para todas as cidades de médio ou grande porte, com impactos diretos no cotidiano de seus habitantes. E como esse é um problema complexo, a tecnologia traz mais de uma solução para melhorar a mobilidade urbana: aplicativos para driblar e indicar os melhores trajetos, como o Waze, para dar caronas, como o BlablaCar, ou para ter uma opção na hora de pegar um táxi, como o Uber. Você ainda consegue encontrar na rede meios de transportes alternativos, como o aluguel de bicicletas oferecido pelo Spinlister.

Nos programas culturais

As agendas culturais ficaram muito mais acessíveis com a divulgação de baixo custo oferecida pela internet. Seja nas redes sociais ou em sites específicos da região, você encontra eventos gratuitos ou de baixo valor para aproveitar os espaços públicos da cidade e se divertir.

A lição que fica disso tudo é que a tecnologia oferece possibilidades: seja na forma de soluções melhores e mais acessíveis ou levantando questões que até então não eram discutidas. E os maiores beneficiados somos nós mesmos.

VOLTAR

Gostou da notícia? Esse artigo te fez pensar diferente?

Curta quantas vezes quiser e mostre o quão relevante foi esse conteúdo pra você!

Conta pra gente o que você achou e comece uma conversa!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados