Segurança
13/02/2019 7 min

Tempo de leitura

Você sabe reconhecer aplicativos falsos?

Veja algumas dicas básicas que vão ajudar você a identificar se a ferramenta é original

Aplicativos facilitam nossa vida, organizam nossa rotina e até as finanças, mas apesar de essas ferramentas chegarem para nos deixar conectados e agilizar nosso dia a dia, existem alguns que não são seguros. Desenvolvedores de apps mal-intencionados criam versões falsas dos aplicativos mais populares e colocam esses arquivos para download. Muitas pessoas baixam os apps falsos achando que são os originais e as ferramentas acabam ocupando memória ou prejudicando o sistema operacional do smartphone.

Uma pesquisa feita por fabricantes de antivírus mostra que existem mais de 90 aplicativos falsos no Play Store e App Store, com mais de 17 milhões de downloads. Os aplicativos falsos já foram retirados do ar, mas a pesquisa indica que é preciso ficar alerta até mesmo com os programas que parecem inofensivos. Por isso é bom anotar algumas dicas porque eles podem passar pela triagem da lojas dos sistemas e ir para a sua tela.

Uma dica para saber se o app é falso, é prestar atenção se abre uma série de anúncios em tela cheia quando o aplicativo é executado. Ou seja, quando você está usando o app, vários anúncios abrem e interrompem o que você está fazendo. Normalmente o usuário não consegue fechar o anúncio e tem que esperar um tempo para voltar a usar o aplicativo.

Muitos deles identificados como falsos têm até nome em português, como “TV Brasil St Live” ou “TV Brasil Canais”. A pesquisa mostra ainda que programadores desses apps falsos usaram o mesmo nome, traduzido para vários idiomas. Aplicativo famoso como WhatsApp, não passou ileso e mais de um milhão de pessoas baixaram o falso app. Foram encontrados app falsos com o mesmo nome, porém os programadores acrescentaram algum caractere em sua nomenclatura. A dica é checar sempre, porque mesmo sendo retirados do ar, os desenvolvedores dos apps falsos estão sempre em ação e voltam a colocá-los no sistema.

Quando você estiver procurando por algum app com função específica é aconselhável procurar vários e analisar as informações, inclusive as recomendações dos usuários, antes de baixar o escolhido. Verifique o número de downloads e os comentários de outros usuários embaixo de toda descrição de aplicativo, dentro da Play Store. Para conferir as recomendações, basta rolar a tela para baixo, elas são classificadas pelas notas dos usuários. Leia algumas delas para entender melhor sobre ferramenta e poder estudar melhor as opções.

Checar quem é a empresa que criou o app que você está pensando em baixar também ajuda na prevenção contra os falsos apps. Veja o nome e busque referências no Google e se a empresa tem outros apps desenvolvidos. O nome normalmente está abaixo da foto do aplicativo. Veja se o app está disponível para outras plataformas e se o desenvolvedor tem um canal oficial de comunicação, seja site ou redes sociais. Isso te trará mais informações sobre o app. Quanto mais visível for um desenvolvedor, ou seja, com plataformas digitais ativas, mais confiante ele é, pois está mais exposto a opiniões, críticas e sugestões sobre a ferramenta que desenvolve.

Depois que você decide baixar seu aplicativo, o sistema operacional do seu celular perguntará se é isso mesmo que você quer, uma tela abre e faz a seguinte pergunta: “O app quer acessar suas informações. É permitido?” Essa é mais uma forma de você ter segurança na hora de instalar novos apps no seu aparelho. Ficar atento com os pedidos de permissão para seguir com a instalação do app é mais um filtro que ajuda na identificação de aplicativos falsos. O Instagram, por exemplo, precisa acessar sua câmera e galeria de fotos, pois esses dados são fundamentais para a execução do aplicativo. Mas desconfie se algum aplicativo pedir acesso para funcionalidades que não precisa. Por exemplo: aplicativos de jogos não precisam ter acesso à sua câmera e lista de contatos. Se houver esse pedido, pode ser um indício que o app está tentando acessar seus dados pessoais.

E a principal dica: só baixe aplicativos de lojas que realmente sejam de confiança e conhecidas como Google Play, Play Store, Apple Store, Amazon Store. Agora que você já sabe como identificar um aplicativo falso é só prestar atenção, seguir as dicas básicas e aproveitar as facilidades que o mundo dos apps traz para a palma da mão!

VOLTAR

Gostou da notícia? Esse artigo te fez pensar diferente?

Curta quantas vezes quiser e mostre o quão relevante foi esse conteúdo pra você!

Conta pra gente o que você achou e comece uma conversa!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

32 Comentários

  • Ricardo Lansoni says:

    Ótimo!!!!

  • Marcia says:

    Adorei a forma simples de informação

    • Dialogando says:

      Obrigado, Marcia! Confira também a matéria “Internet segura: como anda sua exposição nas redes sociais?” [http://bit.ly/2GNFPD9]

  • andre gustavo da silva says:

    boa matéria.
    existe muitos APP falsos que roubam nossos dados.
    eu costumo sempre baixar os aplicativos do próprio site que e mais seguro

    • Dialogando says:

      Isso aí, Andre! Que legal que você se preocupa com a segurança na internet. 😉

  • André says:

    A internet é um universo que propõem muitas coisas boas como por exemplo a expansão de conhecimento, em qualquer área, comercialização e outras gamas de recursos disponíveis para os usuários, é uma “pena” que nela existem aqueles que contribuem para com a maldade. As informações aqui citadas são de extrema importância para todos navegantes e de fato contribuirá. obrigado!

    • Dialogando says:

      Nós que agradecemos, André! Confira também a matéria “Mês da internet segura: descubra como navegar com proteção” [http://bit.ly/2BTw42v]. 🙂

  • Nildo says:

    Prestar sempre atenção é o melhor método de verificar possíveis após falsos

    • Dialogando says:

      Com certeza, atenção e cuidado é tudo, né? Confira também a matéria “Mês da internet segura: descubra como navegar com proteção” [http://bit.ly/2BTw42v].

  • May says:

    Nunca ia imagina que no play store teria app falsos , achei que era super seguro

    • Dialogando says:

      Precisamos sempre estar atentos, não é mesmo? Falando sobre segurança… Você já conferiu esse artigo? “Internet segura: como anda sua exposição nas redes sociais?” [http://bit.ly/2GNFPD9]

  • Alessandra says:

    Por isso é sempre bom ficar atento a tudo

    • Dialogando says:

      É verdade, Alessandra! Você já conferiu esse artigo? “Internet segura: como anda sua exposição nas redes sociais?” [http://bit.ly/2GNFPD9]

  • Elisa says:

    EXCELENTES DICAS, NOS FAZ LEMBRAR QUE A INTERNET NÃO É 100% CONFIÁVEL, E O USO CONSCIENTE SÓ NOS TRAZ BENEFÍCIOS.

    • Dialogando says:

      Você tem toda razão, Elisa! Já conferiu a matéria “Mês da internet segura: descubra como navegar com proteção”[http://bit.ly/2BTw42v]?

  • Ane says:

    Muito bom

    • Dialogando says:

      Que bom que gostou, Ane! Já conferiu também a matéria “Mês da internet segura: descubra como navegar com proteção” [https://dialogando.com.br/internet-segura/]?

  • Maria sena says:

    Educação é gatilho certo

  • Rosana says:

    Estou muito grata pela informações fornecidas.

    • Dialogando says:

      Oi, Rosana! Já conferiu também a matéria “Mês da internet segura: descubra como navegar com proteção” [https://dialogando.com.br/internet-segura/]?

  • freddye says:

    è muito importante compartilhar informações de segurança na internet ajudando assim as pessoas a ter mais atenção no que acessar, baixar.

    • Dialogando says:

      Com certeza, Freddye! Já conferiu também a matéria “Mês da internet segura: descubra como navegar com proteção” [https://dialogando.com.br/internet-segura/]?

  • Edenilson Nunes says:

    Muito legal, importante as informações postadas aqui.

    • Dialogando says:

      Oi, Edenilson! Já conferiu também a matéria “Mês da internet segura: descubra como navegar com proteção” [https://dialogando.com.br/internet-segura/]?

  • Fernanda UZEDA says:

    O assunto sobre apps falsos é muito relevante, nem imaginava que tinhas aplicativos falsos. Mas seria interessante que as próprios aplicativos que fornecem o downloads de outros aplicativos já deveriam ter essa segurança, ou seja, colocar no topo ou como preferencial justamente o aplicativo que é verdadeiro.

  • Joice says:

    Achei o conteúdo de boa qualidade .

    • Dialogando says:

      Obrigado, Joice! Já conferiu também a matéria “Mês da internet segura: descubra como navegar com proteção” [https://dialogando.com.br/internet-segura/]?

  • Andreina de Jesus says:

    Muito interessante.

Artigos relacionados