Educação
23/09/2016 5 min de leitura

Tempo de leitura

Booktubers e a nova geração de leitores

Com uma linguagem descontraída, os booktubers conseguem despertar o gosto pela leitura e reunir amantes dos livros.

Os jovens estão lendo mais do que nunca, contrariando muitas pessoas que ficavam com o pé atrás sobre essa geração que é mais ligada às novas tecnologias. De acordo com a pesquisa Retrato da Leitura no Brasil, houve um aumento de 6% de leitores nos últimos 5 anos. O ambiente digital acabou se tornando estímulo para que as pessoas conhecessem livros diferentes, além de compartilhar dicas literárias com amigos e encontrar novas formas de leituras, como as redes sociais específicas para leitores, o Goodreads e a brasileira Skoob, por exemplo.

Outro agente muito importante nessa “revolução” com certeza é o booktuber, pessoa que possui canal dedicado a literatura no Youtube. Com uma linguagem descontraída, os booktubers conseguem despertar o gosto pela leitura e reunir amantes dos livros. E há booktubers para todos os gostos, de literatura infantil a literatura adulta, do chick lit ao horror. Inclusive, alguns deles não só divulgam os livros como também escrevem e acabam se tornando sucessos no mercado editorial.

Conheça abaixo 5 canais literários brasileiros e acompanhe-os no Youtube:

Pam Gonçalves

Pamela Gonçalves começou suas dicas literárias na internet em 2009, através de seu blog, e um ano depois começou a gravar vídeos para o canal Garota It. Em 2012, ela criou seu próprio canal que fala principalmente de livros, mas também de séries e filmes. Faz tudo sozinha: planejamento, roteiro, gravação e edição, e atraiu mais de 190 mil inscritos no Youtube. Também é escritora, tendo publicado este ano 2 livros, “O Amor Nos Tempos de #Likes” e “Boa Noite”.

Leitor Cabuloso

O Leitor Cabuloso é um dos mais importantes sites de notícias de literatura no Brasil e seu canal do Youtube leva o mesmo nome. Criado por Lucien, o projeto possui também o Cabulosocast, uma grande referência quando o assunto é podcast nacional. Em todos os seus canais, o gênero mais destacado é a literatura fantástica e seus episódios às vezes trazem escritores para conversar sobre suas respectivas obras e nichos.

Tiny Little Things

A Tatiana Feltrin está entre as mais importantes youtubers no Brasil. Não é à toa, ela mantém o seu canal desde 2007, quando o termo booktuber ainda nem existia. Seu canal Tiny Little Things possui hoje mais de 200 mil inscritos e trata desde livros infantojuvenis a biografias, passando por outros formatos também como quadrinhos.

Família Palmito

Criado pelo publicitário Rafael Noris, no canal é divulgado uma série de vídeos chamada Leitura Compartilhada, onde ele e seu filho de 6 anos falam sobre livros infantis. O canal é uma extensão de seu blog de mesmo nome, no qual ele compartilha suas histórias de pai solo e outras dicas culturais.

Book Mania

E falando em dicas de livros para crianças, João Pedro, um garoto de 9 anos, é o apresentador do Book Mania, um canal dedicado exclusivamente à literatura infantojuvenil no Youtube. O booktuber mirim publica novos vídeos toda semana, falando não apenas das obras, mas também de eventos literários que visita.

VOLTAR

Gostou da notícia? Esse artigo te fez pensar diferente?

Curta quantas vezes quiser e mostre o quão relevante foi esse conteúdo pra você!

Conta pra gente o que você achou e comece uma conversa!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados