Inovação
12/03/2019 13 min

Tempo de leitura

Cashback: conheça 6 sites de programas de fidelidade online para ter de volta parte do dinheiro gasto em compras

Com a grande concorrência do mercado, as diversas formas de compra e as facilidades do e-commerce, as empresas começaram a procurar maneiras de se destacarem da concorrência e oferecer o melhor custo-benefício para o cliente.

Assim, foram criados muitos incentivos ao longo dos anos para que cada marca se destacasse no mercado e chamasse a atenção do usuário, seja por meio de descontos específicos para compras online, compras em grupo para diminuir o valor, promoções e até sorteios, entre outros.

Todos os e-commerces entenderam a necessidade de oferecer algo que os deixassem à frente da concorrência. Dessa forma, algumas iniciativas, como programas de fidelidade, começaram a nascer.

Por exemplo, certamente você já ouviu falar do programa de milhas que alguns cartões de créditos possuem. Ao gastar determinado valor, você acumula pontos, que eventualmente podem ser trocados por passagens aéreas para qualquer lugar do mundo.

Até lojas físicas começaram a oferecer programas de fidelidade para incentivar o cliente a comprar cada vez mais, acumular pontos, e depois retirar produtos ou concorrer a brindes exclusivos.

Mas e cashback, você já ouviu falar sobre esse tipo de programa de fidelidade? É sobre ele que vamos falar na matéria de hoje. Confira agora mesmo!

O que é cashback?

Traduzido literalmente do inglês, “cashback” significa dinheiro de volta. E para os assíduos consumidores online, parece bom demais, não é mesmo?

O cashback é um tipo de programa de fidelidade que algumas lojas online e até mesmo físicas estão adotando atualmente para se destacarem da concorrência e oferecerem um serviço atrativo para os clientes.

O programa basicamente consiste na recuperação de parte do dinheiro gasto em alguma compra.

Da mesma forma que os programas de fidelidade devolvem em pontos, o cashback devolve em dinheiro, que pode ser gasto em abatimento no valor das novas compras na loja ou até ser transferido para a conta bancária.

Mas calma, o cashback não é algo que funciona em todos as lojas, e sim, em sites especializados nesse tipo de serviço. Logo abaixo vamos explicar um pouco melhor como funciona.

Como funciona o cashback?

Bom, para começar, precisamos explicar que o cashback não é uma ferramenta das lojas que aderem ao programa, mas sim uma plataforma à parte, que é parceira dessas lojas.

Assim, o usuário se cadastra em um site ou aplicativo das empresas especializadas em cashback, e a partir do cadastro, pode procurar na própria plataforma quais são as lojas e marcas que participam desse tipo de programa de fidelidade.

Dessa forma, o consumidor, assim que se cadastra, já procura a loja em que deseja comprar e já pode começar as compras na intenção de participar do cashback.

Podemos resumir em 3 passos como o consumidor pode aderir ao cashback:

1) Realizar o cadastro em um site ou aplicativo de cashback;

2) Procurar dentro da própria plataforma a loja ou site que tem interesse em realizar uma compra;

3) Escolher a loja para ver os descontos disponíveis e realizar a compra.

No entanto, o cashback não é liberado automaticamente e depende da aprovação das lojas.

O montante acumulado vai depender muito das compras realizadas e da porcentagem que cada loja paga por elas. Vale lembrar também que a regra de cashback de montante acumulado e formas de devolução mudam de um site para outro e de uma plataforma para outra.

Então não se esqueça de checar tudo isso antes de comprar!

Vantagens e desvantagens

Bom, depois de ler tudo isso, você deve estar pensando que um programa de fidelidade como o cashback pode ser muito benéfico para o cliente, mas extremamente desvantajoso para o e-commerce e lojas que aplicá-lo.

Mas é aí que muitos se enganam!

Com esse programa de benefícios, não só a loja ganha a confiança do cliente oferecendo algo inovador, como também ganha sua fidelização, sabendo que voltará futuramente para possíveis compras.

Além disso, a divulgação de que a empresa ou e-commerce oferece essas possibilidades ajudará ainda mais na captação de clientes.

Então, basicamente o cashback não oferece desvantagens. Nem para os clientes que podem retirar o valor em dinheiro ou trocas nem para as empresas que conseguem aumentar o público e fidelizar clientes que anteriormente não eram atingidos.

6 sites que oferecem programas de fidelidade

Agora que já falamos um pouco sobre o cashback, sobre como funciona e todas as vantagens do programa de fidelidade, que tal conhecer algumas lojas e empresas que oferecem esse sistema?

Abaixo vamos mostrar 6 plataformas que trabalham com o cashback, nas quais você pode se cadastrar e começar a comprar agora mesmo!.

Vamos lá?

1) MÉLIUZ

A Méliuz é a maior empresa de cashback do Brasil, que foi pioneira nesse tipo de serviço em 2011.

Com mais de 1.600 parceiros online (incluindo grandes varejistas e companhias aéreas) e 2.500 lojas físicas nas principais capitais do país, o site oferece um valor mínimo de recompensa de 0,75%, no entanto pode chegar até 150% em campanhas especiais.

O valor mínimo de resgate é R$ 20,00.

O dinheiro é devolvido diretamente na conta bancária do usuário.

Para mais informações e promoções: Site Oficial da Méliuz

2) BEBLUE

A segunda da nossa lista trabalha apenas com lojas físicas e oferece o programa de fidelidade em 5 mil lojas, incluindo postos de gasolina e supermercados nos seguintes estados:

  • São Paulo
  • Rio de Janeiro
  • Goiás
  • Santa Catarina
  • Mato Grosso do Sul
  • Minas Gerais
  • Distrito Federal

O valor de recompensa da Beblue começa em 2% podendo atingir até 200%, dependendo de campanhas especiais.

A devolução é feita em bônus para abatimento nas próximas compras.

Para mais informações e promoções: Site Oficial da Beblue

3) CASHOLA

O Cashola conta apenas com opções online e é parceiro de mais de 200 lojas, incluindo grandes varejistas como o Carrefour, Americanas e Submarino.

O valor mínimo de recompensa é 0,5%, mas pode chegar até 18% em determinados produtos ou serviços.

A forma de devolução pode ser ou na conta bancária do usuário, ou pelo PayPal, um serviço de pagamento online. Para utilizar o PayPal, basta criar uma conta no site do serviço. É possível fazer cadastro para pessoa física que vai usá-lo para comprar e também para as empresas que farão vendas utilizando o mesmo sistema para cobrança dos seus produtos.

Para mais informações e promoções: Site Oficial da Cashola

4) GANHE DE VOLTA

O Ganhe de Volta é uma plataforma que tem parceria com 933 lojas online, incluindo lojas internacionais, como o Ebay.

O valor mínimo de recompensa de um produto ou serviço é 0,8% podendo chegar a até 100% do valor em campanhas especiais. Ele também tem um valor mínimo de resgate que é R$ 20,00 ou US$ 5,00.

Assim como o Cashola, a devolução pode ser feita em conta bancária ou via PayPal.

Para mais informações e promoções: Site Oficial do Ganhe de Volta

5) POUP

O Poup é outra plataforma de cashback que conta com 300 lojas online, sendo parceiros de grandes varejistas e companhias aéreas como Avianca e o Decolar.com.

O valor mínimo de recompensa do Poup é 0,5% podendo chegar a no máximo 20%. No entanto, o diferencial é a possibilidade de receber a devolução em conta bancária, PayPal, ou até mesmo em bitcoin, moeda virtual

Para mais informações e promoções: Site Oficial do Poup

6) MOOBA

O Mooba possui uma regra que nenhum outro sistema possui: ele permite em sua plataforma apenas empresas com a melhor reputação no site Reclame Aqui, o que inclui 300 lojas online.

O valor de recompensa vai de 0,5% a no máximo 7% e a devolução do dinheiro pode ser feita apenas pela conta bancária do usuário.

Para mais informações e promoções: Site Oficial da Mooba

Conclusão

Mas e então, o que você achou dessa nova opção de programa de fidelidade que é o cashback? Por acaso já tinha ouvido falar?

Esse programa tem com a intenção de realmente ajudar o cliente e oferecer benefícios que outros não oferecem.

É muito comum ver programas de fidelidade que oferecem baixo número de pontos que não dá para comprar quase nada, ou que muitas vezes expiram em pouco tempo, frustrando o cliente.

Dessa forma, o cashback tem o objetivo de unir empresa e consumidor e fidelizá-los de uma forma em que os dois saiam ganhando.

E então, o que achou dessa nova forma de programa de fidelidade? Já tinha ouvido falar do cashback? Conta pra gente nos comentários!

VOLTAR

Gostou da notícia? Esse artigo te fez pensar diferente?

Curta quantas vezes quiser e mostre o quão relevante foi esse conteúdo pra você!

Conta pra gente o que você achou e comece uma conversa!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados