Comportamento
07/06/2018 3 min

Tempo de leitura

Como o brasileiro enxerga os relacionamentos na era digital?

O que a internet influencia quando o assunto é conquista, compromisso e traição

O brasileiro gosta muito de internet: segundo relatório vulgado recentemente, somos o terceiro país que mais passa tempo na internet e 62% dos brasileiros estão conectados nas redes sociais. Não poderia ser diferente quando o assunto é relacionamento: somos um dos maiores mercados do aplicativo de encontros Tinder.

Mas como o brasileiro se sente em relação à maneira como esse tipo de tecnologia transforma os laços afetivos? Qual é o papel que a internet desempenha na maneira como nos relacionamos – tanto para solteiros, quanto para comprometidos? Essas foram as perguntas norteadoras para uma pesquisa do Opinion Box e os resultados trazem revelações interessantes.

A primeira constatação não traz nenhuma novidade: 42% dos brasileiros acham apps um bom jeito de conhecer pessoas novas, em especial os solteiros que, em sua maioria, acreditam que sites e aplicativos de fato ajudam nessa tarefa. A oposição é fraca: apenas 8% acreditam que a internet atrapalha ativamente o processo de criar novos laços.

Mas não é só a vida dos solteiros que esse tipo de tecnologia inovadora afeta e as pessoas comprometidas também têm uma visão positiva: a maioria delas entende a internet como um fator que ajuda seus relacionamentos. E não para por aí: 3 em 10 entrevistados dizem se comunicar mais a distância (por meio de telefonemas, Whatsapp ou internet em geral) com seus parceiros do que presencialmente.

E mesmo com a abertura toda às tecnologias, continuamos com os mesmos parâmetros quando o assunto é infidelidade: 70% enxergam troca de mensagens picantes e nudes um ato tão sério quanto uma traição. Além disso, os meios digitais aumentam as suspeitas quanto ao caráter da pessoa que está do outro lado da tela: 46% acreditam que parceiros românticos conhecidos pela internet são menos confiáveis.

Conheça o relatório e reflita: como enxerga as mudanças que a internet trouxe para os nossos relacionamentos? Concorda com as constatações da pesquisa? Deixe sua opinião nos comentários.

VOLTAR

Gostou da notícia? Esse artigo te fez pensar diferente?

Curta quantas vezes quiser e mostre o quão relevante foi esse conteúdo pra você!

Conta pra gente o que você achou e comece uma conversa!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

16 − doze =

Artigos relacionados