Brasil avança no mercado de games

4 de julho de 2018

Em 2017, o Brasil ficou em 13º lugar no ranking dos países que mais geram receita no setor de jogos eletrônicos, atingindo faturamento de R$ 1,3 bilhão. Os dados do Global Games Market Report e do Ministério da Cultura apontam que o país segue a tendência global de crescimento nesse segmento, que chegou a mais de US$ 137 bilhões no mundo no mesmo período. O número de adeptos aos jogos online segue aumentando, englobando 75% dos brasileiros, sendo que a plataforma preferida é o celular, com 84%, conforme a pesquisa Game Brasil 2018. As empresas nacionais correm atrás das oportunidades e muitas já encontraram.

Nos últimos 10 anos, o número de desenvolvedoras de jogos on-line passou de 43 para mais de 300, segundo a Abragames (Associação Brasileira de Desenvolvedores de Jogos Digitais). A maioria está nas regiões Sul e Sudeste e mais da metade já contabilizam até três jogos lançados, com atuação também no Exterior. Novas linhas de financiamento foram abertas pela Ancine e pela Finep, beneficiando no ano passado 53 empresas com aportes de até R$ 1 milhão.

A preocupação com a capacitação dos profissionais para atender às demandas futuras também é presente. Abragames e Ministério da Cultura fecharam uma parceria com o Núcleo de Estudos em Economia Criativa e da Cultura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, para oferecer três opções de cursos na modalidade de educação a distância para os gamers, todos gratuitos e acessíveis pela plataforma Lumina:  “O setor de games no Brasil: panorama, carreiras e oportunidades”, “Internacionalização no setor de games” e “O setor de games no Brasil: dicas e desafios para empreendedores”.

Várias criações nacionais já são cases de sucesso também no Exterior. Uma delas é o jogo de corrida Horizon Chase, da Aquiris. Inspirado nos grandes sucessos dos anos 80 e 90 como Out Run e Top Gear, registra mais de 10 milhões de downloads e recebeu vários prêmios, entre eles o Android Excellence Game of 2017 e o selo de qualidade Escolha dos Editores da Apple Store. Uma versão do clássico “Stop” feita pela Fanatee é outro exemplo de título bem-sucedido, com mais de 20 milhões de downloads – 95% de sua receita vêm de mercados internacionais.

Fonte: Dialogando - Brasil avança no mercado de games Dialogando

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