girl-power-talento-feminino-no-universo-dos-games

Girl power: talento feminino no universo dos games

Girl power: talento feminino no universo dos games

Pelo terceiro ano consecutivo, as mulheres são maioria no universo de gamers brasileiros. O Girl Power compõe 58,9% do total de praticantes, segundo a Pesquisa Game Brasil.

Nos Estados Unidos, esse patamar é de 49%, mas chega a 64% quando se trata de jogos em plataformas móveis, conforme dados do Google.

Se não restam mais dúvidas de que os jogos eletrônicos já estão entre as opções preferidas de entretenimento também para o público feminino, ainda há um caminho a percorrer em termos de representatividade e equalidade para essa indústria.

No campo profissional, a exemplo dos homens, também existem grandes campeãs mundiais dos principais jogos, mas o faturamento com as premiações é bem diverso dos jogadores masculinos, basta conferir os valores acumulados pelos ocupantes do primeiro lugar no ranking global.

Enquanto o alemão Kuro Salehi Takhasomi (ID player KuroKy) registra a bagatela de US$ 3,48 milhões em prêmios com 89 disputas, a canadense Sasha Hostyn (ID Player Scarlett), alcançou apenas US$ 200 mil – com 99 competições.

Na loja de aplicativos Google Play, dos 100 games mais baixados, 44% apresentam mais ícones masculinos que femininos e em muitos deles a maioria dos personagens disponíveis são homens.

Tentando contribuir para mudar esse quadro, a gigante de internet adotou uma série de medidas para promover a diversidade de gênero também nessa área e integrar as mulheres que jogam, em uma iniciativa denominada Change the Game.

A Mulher Maravilha foi o ícone escolhido para inspirar as garotas adolescentes a criarem games dentro de um programa de formação de novos desenvolvedores.

Em complemento, a página de aplicativos independentes destaca uma série de jogos com protagonistas femininas. Confira cinco gamers e streamers femininas para acompanhar no Twitch e no Youtube:

Twitch

Youtube

Fonte: Vivo Dialogando - Girl power: talento feminino no universo dos games (2018)

Deixe uma resposta

O campo mensagem deve conter pelo menos 3 caracteres
Newsletter

Receba nossas notícias e fique por dentro de tudo ;)