Segurança
01/02/2019 2 min

Tempo de leitura

Entenda por que falar no WhatsApp é seguro!

Criptografia do aplicativo garante o sigilo das mensagens; veja outras dicas que ajudam você a ter seus dados protegidos.

O nome até parece esquisito, mas você provavelmente já ouviu falar em “criptografia” e já até mesmo já leu a palavra em alguns daqueles avisos de criptografia WhatsApp. O aviso “as mensagens e chamadas que você enviar por essa conversa, agora são protegidas com whatsapp de ponta a ponta”, aparece sempre que você vai começar uma troca de mensagens nova com alguém.

O aplicativo de troca de mensagens mais famoso do mundo deixou muita gente com dúvida: é realmente seguro trocar mensagens?

A criptografia de ponta a ponta garante que apenas os envolvidos na conversa consigam ler e ter acesso às mensagens, já que a partir do momento que são criptografadas, é necessário ter uma chave particular para acessar qualquer informação. Segundo o próprio WhatsApp, nem mesmo a plataforma tem acesso às mensagens trocadas. “Privacidade e segurança são o nosso DNA”, afirmam em seu site oficial.

É importante lembrar que fazer da internet um lugar seguro e divertido, não depende apenas desse tipo de ferramenta. Precisamos estar atentos aos textos, vídeos e imagens que compartilhamos em nossas redes sociais. Fazer da internet um ambiente seguro é dever de todos nós.

A criptografia WhatsApp está sempre ativada, não tem como o usuário alterar a configuração de segurança. E ainda é possível confirmar se suas mensagens estão de fato sendo criptografadas, basta seguir os passos a seguir:

whatsapp

Quando você clica em criptografia aparecem na tela um QR Code e um código de números. Cada conversa tem um código próprio e pode ser comparado entre os contatos, com a leitura do QR Code um do outro quando os celulares estão próximos ou comparar o código numérico quando estão longe. O QR code é o código de segurança de determinada conversa e garante que ela está criptografada, o que impede que hackers façam a interceptação das mensagens de texto, gravações de áudio, fotos, vídeos, ligações e documentos.

Para fazer a verificação da criptografia através do código QR, é só tocar em “Escanear código” em seu celular ou de seu contato. Posicionar o leitor de QR sobre o código exibido no outro celular e aguardar alguns segundos. Quando a confirmação do código de segurança tiver sido feita, o WhatsApp mostrará um círculo verde com marca de “check” no local do código QR.

Se, ao fazer a leitura do código QR, aparecer um círculo vermelho no lugar do verde, é sinal de que a conversa não é protegida. Isso acontece porque um ou mais dispositivos da conversa não estão com a versão mais recente do aplicativo. Basta que todas as pessoas atualizem o WhatsApp para que a conversa passe a ter criptografia de ponta-a-ponta.

Além da criptografia, também existe uma lista de boas práticas que podem ser usadas no WhatsApp para garantir ainda mais a sua segurança na hora de trocar de mensagens. Veja os passos para fazer a verificação da segurança:

 

VOLTAR

Gostou da notícia? Esse artigo te fez pensar diferente?

Curta quantas vezes quiser e mostre o quão relevante foi esse conteúdo pra você!

Conta pra gente o que você achou e comece uma conversa!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados