Segurança
12/02/2019 9 min

Tempo de leitura

Redes sociais: 10 dicas para se conectar com segurança

No mês da Internet Segura, confira medidas de proteção recomendadas por cinco das comunidades virtuais mais acessadas

Mais de 130 milhões de brasileiros navegam nas redes sociais, o que equivale a mais da metade da população do país. Deste total, 120 milhões usam o celular para se conectar. Todos passam, em média, quase quatro horas por dia checando as novidades da timeline, segundo pesquisa da Hootsuite/ We are social. Com esse volume e tráfego gigantescos, as empresas criadoras das redes sociais se empenham para garantir maior privacidade e segurança e convidam o usuário a também adotar hábitos para navegação segura.

São medidas simples, mas que vão além de procedimentos básicos, como manter seus perfis em modo privado e selecionar atentamente pedidos de amizade. Uma recomendação é comum a todos: a autenticação em dois fatores, também chamada de verificação em duas etapas.

Presente na grande maioria das redes sociais e em muitos aplicativos, é uma função que determina um outro modo de conferir a sua identidade ao fazer um login, além da senha usual. Pode ser um código gerado na hora e enviado ao seu celular, por exemplo, algo que só você terá naquele momento. Mesmo que alguém descubra sua senha e login, não vai conseguir acessar sua conta sem essa segunda informação e você ainda é avisado das tentativas de login.

Confira 10 dicas de segurança de quatro das redes mais acessadas e como habilitar a autenticação em dois fatores em cada uma delas:

Facebook

Cadastre contatos de confiança – isso é particularmente útil se você tiver algum problema com a conta, não esteja conseguindo acessá-la e não puder receber a senha por e-mail. Você pode indicar até cinco contatos de confiança que estão autorizados a receber códigos de segurança diretamente do Facebook para ajudar a reestabelecer sua conexão. Veja como aqui.

Verifique seu histórico de login regularmente – Entre no seu perfil, clique em Configurações e depois em Segurança e Login. Ali você pode checar uma lista dos últimos logins realizados na sua conta, com identificação de local e dispositivo e, caso identifique que há algum que não foi feito por você, pode desconectar. Nesse caso, troque sua senha também.

Para saber mais, acesse a Central de ajuda

  • Em seu perfil, clique em Configurações no lado superior direito da página e depois em Segurança e Login.
  • Role a tela para baixo para usar autenticação de dois fatores e clique em Editar.
  • Escolha o método de autenticação que deseja adicionar e siga as instruções na tela. Você pode escolher entre Códigos de mensagem de texto (SMS) no seu celular e Códigos de login de um aplicativo de autenticação de terceiros. É dessa forma que você receberá a segunda senha exigida sempre que for fazer o login na conta.
  • Ao concluir as instruções para validação do método escolhido, clique em Ativar.

Instagram

Configure o Controle de Comentários – presente no menu da página de Configurações, essa função permite que você determine quem pode – ou não – comentar nos seus posts e remover todos os comentários das publicações. Há ainda a opção de acionar um filtro para palavras-chave que você não quer que apareçam nos comentários dos seus posts, fazendo com que sejam ocultados. Termos ofensivos ou que sugerem ciberbullying são automaticamente filtrados.

Denuncie comportamentos de risco durante as lives – se durante uma transmissão ao vivo você perceber que a pessoa está correndo algum risco, pode denunciar de maneira anônima para o Instagram. A equipe de suporte entrará em contato com a pessoa para conectá-la com fontes de ajuda. Durante a transmissão, clique nos três pontos localizados na barra de comentários e depois em denunciar. A denúncia é anônima.

Saiba mais em Central de Ajuda

  • Clique no ícone/ foto de usuário.
  • No canto superior direito da página, clique no ícone formado por três linhas, como um caderno, e acesse Configurações.
  • Role a tela para baixo e clique na opção “Autenticação de dois fatores”, em seguida em “Começar”.
  • Escolha o método de autenticação que deseja adicionar e siga as instruções na tela. Você pode escolher entre Códigos de mensagem de texto (SMS) no seu celular e Códigos de login de um aplicativo de autenticação de terceiros. É dessa forma que você receberá a segunda senha exigida sempre que for fazer o login na conta. Ao concluir as instruções para validação do método escolhido, estará ativado.

Twitter

Cuidado com links suspeitos – sempre verifique se você está mesmo na página com o endereço twitter.com antes de fazer o login, já que clonagens da página por pessoas mal-intencionadas são comuns. Nos posts, não clique em nenhum link apontado pelo Twitter como suspeito, pois o alerta significa que o endereço daquele link já foi examinado pela rede e pode conter softwares maliciosos ou spam. Da mesma forma, seja cauteloso com abordagens que prometem trazer seguidores ou fazer você ganhar dinheiro, solicitando em troca seu nome de usuário e senha.

Troque a senha em todos os dispositivos – quando você troca a senha de sua conta, o procedimento não desconecta automaticamente sua conta de todos os dispositivos usados. É o caso do acesso via celular, que pode continuar conectado com a senha antiga e oferecer perigo. Saia da conta e faça novo login com a nova senha.

Saiba mais em Central de Ajuda

  • No menu superior, clique no ícone/foto do seu perfil e depois em Configurações e privacidade.
  • Leia as instruções e clique em Iniciar.
  • Digite sua senha da conta e clique em Verificar.
  • Clique em Enviar código para adicionar seu número de celular. Se o seu número de celular já estiver associado à conta, você receberá um SMS para confirmar o número.
  • Insira o código de verificação enviado para por SMS para o seu celular e clique em Enviar. A proteção já estará ativada.

YouTube

Sempre sinalize os vídeos impróprios – é a maneira mais rápida desse conteúdo chegar aos especialistas da rede sociais, que analisam vídeos sinalizados 24 horas por dia, sete dias por semana. Veja como aqui.

Configure a análise prévia de comentários – dessa forma, você pode verificar cada comentário antes de ser publicado no seu vídeo e decidir se quer ou não autorizar. No vídeo, clique em Editar, depois Configurações avançadas e Permitir Comentários. Selecione então Aprovado.

Saiba mais em Central de Ajuda

  • Faça o login em sua conta do Google.
  • No painel de navegação à esquerda, clique em Segurança.
  • No painel Como fazer login no Google, clique em Verificação em duas etapas.
  • Clique em Primeiros passos.
  • Siga as instruções e etapas exibidas na tela. Você pode escolher entre Códigos de mensagem de texto (SMS) no seu celular, chamada de voz, Códigos de login de um aplicativo de autenticação de terceiros ou uma solicitação que é enviada pelo Google para o seu celular. É dessa forma que você receberá a segunda senha exigida sempre que for fazer o login na conta. Ao concluir as instruções para validação do método escolhido, estará ativado.

WhatsApp

Denuncie spam – quando receber mensagens de desconhecidos que sejam incômodas ou repetitivas, como propagandas, você tem a opção de denunciar isso como spam, basta abrir a mensagem, rolar a tela até o fim da conversa e clicar na opção Denúncia. Caso o autor do spam esteja entre seus contatos, clique no contato ou nome do grupo para acessar os dados do perfil, desça até a parte inferior da página e clique em Denunciar contato ou Denunciar grupo. As mensagens são todas criptografadas, então o WhatsApp não tem acesso ao conteúdo, mas são analisados o volume de mensagens daquele remetente ou grupo e número de denúncias para bloqueio.

Delete mensagens “oficiais” do WhatsApp – o aplicativo nunca envia mensagens diretamente aos usuários e é provável que se trate de golpe para obter dados pessoais ou pagamentos. O uso do chat é gratuito e não há nenhuma cobrança de mensalidade ou adicional por nenhum serviço. Da mesma forma, só atualize o aplicativo na loja oficial, nunca clique em links recebidos que ofereçam essa função.

Saiba mais em Central e Ajuda

  • Abra o WhatsApp e clique em Configurações, em seguida Conta e Verificação em duas etapas.
  • Clique em Ativar.
  • Digite uma senha de 6 dígitos criada por você e confirme essa senha na próxima tela.
  • A seguir, informe um endereço de e-mail válido para receber um link e desativar a verificação se esquecer a senha cadastrada.
  • Clique em concluir.

Você pode ser usuário de redes sociais e não saber

Estudo recente publicado na revista Nature Human Behaviour com 30 milhões de tweets públicos de 14 mil usuários indicou que, mesmo que você não tenha conta em nenhuma rede social, esses sites possuem assim mesmo informações sobre você. Parece louco? Pois saiba que, de acordo com pesquisadores, 95% das informações que uma rede social possui sobre uma pessoa não são obtidas diretamente do perfil do usuário, mas das conexões que estão na rede e a conhecem. Quem está na rede também não escapa do mapeamento. A pesquisa afirma que também é possível prever com precisão de 95% os próximos assuntos que você deve comentar apenas com a análise dos feeds de oito de amigos virtuais. Que tal tentar com os amigos? Analise os feeds de alguns amigos e veja se acerta a previsão de quais serão os próximos assuntos que eles vão comentar.

VOLTAR

Gostou da notícia? Esse artigo te fez pensar diferente?

Curta quantas vezes quiser e mostre o quão relevante foi esse conteúdo pra você!

Conta pra gente o que você achou e comece uma conversa!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados