Educação
20/06/2018 4 min

Tempo de leitura

Conectados e poliglotas

Aplicativos móveis colocam o aprendizado de centenas de idiomas na palma da mão

O celular virou o melhor amigo de quem quer – ou precisa – aprender um idioma. Levantamento da ABA English com 5 mil alunos em cinco países revelou que 94% dos brasileiros já baixaram um aplicativo para estudar uma nova língua, sendo que 72% têm mais de um app instalado e 95% reconhecem que seu nível de inglês melhorou com o uso deste recurso.

Para 32% desses entrevistados, o melhor momento para estudar línguas com a ajuda dos apps é ao chegar em casa depois do trabalho. 27% acessam à noite antes de deitar,18%  na parte da manhã antes de sair de casa e 16% na pausa do trabalho ou escola. Como celular está sempre à mão, é fácil encaixar as aulas em qualquer período do dia.

Confira cinco opções de aplicativos entre os mais populares.

Duolingo (Android/IOS/Windows Phone)

As lições são em formato de jogos on-line, com questões de conversação, compreensão e tradução. As correções acontecem em tempo real, acompanhadas da respectiva explicação de como melhorar na próxima etapa. A cada erro, o usuário perde pontos e pode ter que recomeçar a fase. Em compensação, o uso por dias consecutivos amplia a pontuação. Já atingiu cerca de 200 milhões de alunos e oferece mais de 30 idiomas.

 Memrise (Android/IOS)

Jogos de leitura e escuta ajudam a fixar e treinar o vocabulário. É possível gravar a pronúncia e comparar com a de moradores nativos do país do idioma estudado, com um banco de mais de 20 mil vídeos. Há ainda chatbotspara aprimorar a conversação. Mais de 30 milhões de usuários e 11 idiomas.

Babbel (IOS/Android/Windows Phone)

São 14 cursos em todos os níveis, do básico ao avançado, além de temas específicos, como inglês para negócios ou espanhol para viagens. O sistema de reconhecimento de voz permite treinar a pronúncia e um sistema de revisão ajuda a memorizar o conteúdo. Oferece sincronização automática com outros dispositivos. Mais de 1 milhão de usuários e 13 idiomas.

HiNative  (IOS/Android)

Com esse aplicativo é possível praticar mais de 120 idiomas conversando com nativos, integrando uma comunidade para perguntas e respostas de estudantes do mundo todo. Permite o envio de áudio, vídeo e imagem, para que os participantes tirem suas dúvidas enviando uma foto, por exemplo, de algo que estão tendo dificuldade de compreender. Mais de 2 milhões de usuários.

Kantoo (IOS/Android)

Essa ferramenta possibilita o aprendizado de inglês em vários níveis, do básico ao profissional.  Com ele, o internauta desenvolve rapidamente todas as habilidades exigidas pelo idioma: fala, escuta, leitura e escrita. Mais de 4 milhões de usuários.

VOLTAR

Gostou da notícia? Esse artigo te fez pensar diferente?

Curta quantas vezes quiser e mostre o quão relevante foi esse conteúdo pra você!

Conta pra gente o que você achou e comece uma conversa!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados