Tecnologia e escola: quais são os desafios atuais?

19 de junho de 2018

Assim como os diversos aspectos da vida hoje em dia, a escola também é muito envolvida pelos avanços da tecnologia.

De início, é importante não perder de vista que o acesso à tecnologia ainda não é homogêneo e democrático, principalmente em um país continental como o Brasil: existem muitas diferenças entre as áreas urbanas e as rurais, centros urbanos e interior.

Segundo a pesquisa sobre o Uso da Internet por Crianças e Adolescentes no Brasil 2016, realizada pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação, 85% dos alunos são usuários de internet e 77% aponta o celular como principal meio de acesso.

A pesquisa também aponta que 60% das escolas particulares e 51% das públicas usam o smartphone para atividades escolares e apenas 10% delas tem Wi-Fi com uso liberado para todos.

Ainda assim, os alunos hoje têm acesso a mais informação, o que nos leva a um segundo desafio: abundância de conteúdo não resulta diretamente em mais conhecimento. “Não podemos confundir a disponibilidade de informação com a capacidade de um pensamento crítico”, diz o diretor de educação da SaferNet, Rodrigo Nejm.

Ele explica que o fato de mesmo sendo “nativos digitais”, os alunos sabem explorar todo o potencial das tecnologias. A escola ocupa o espaço de mediadora da situação.

Como isso é possível? “Não é só transformar o livro de papel em livro digital e sim explorar como essa tecnologiapode transformar o processo de ensino e aprendizagem”, diz Rodrigo.

E uma das grandes vantagens da tecnologia é colocar o aluno centro desse processo, como agente, como parte responsável sobre sua formação. Além disso, a tecnologia permite que o aprendizado seja cada vez mais customizado para as necessidades do aluno.

Ao invés de preparar uma aula para uma turma de 30, 40 alunos, você consegue preparar atividades adaptadas para as carências e os avanços de cada aluno, individualmente”, diz o diretor da SaferNet.

No entanto, essa customização exige equilíbrio para dar os resultados esperados, já que a escola exerce um importante papel de socialização e formação de cidadãos:

“A escola ainda é um lugar importante de encontro, de entrar em contato com pessoas de culturas diferentes, de famílias diferentes e isso é muito enriquecedor”, afirma Rodrigo.

A tecnologia, quando incorporada ao ambiente escolar, pode ser uma experiência de aprendizado muito rica. Comente o que você acha sobre isso nos comentários!

Fonte: Dialogando - Tecnologia e escola: quais são os desafios atuais? Dialogando

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter

Receba nossas notícias e fique por dentro de tudo ;)

Nós utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Se você continuar navegando, consideramos que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.

Telefonica