Segurança
08/02/2019 2 min

Tempo de leitura

Sua senha já vazou na internet? Descubra

Recurso do Google ajuda você a saber se seus dados foram vazados e se tem alguém com acesso a sua conta

De vem em quando surge uma notícia de senhas vazadas de bancos de dados de sites e redes sociais, que guardam informações de milhões de usuários. Mas é muito difícil para cada internauta buscar em todas as listas de bancos de dados em que já fizeram cadastros se teve seus dados vazados. Para dar mais segurança ao usuário e garantir o sigilo das informações on-line, o Google criou uma nova extensão do Chrome que avisa se seu login e senha foram expostos na internet: o Password Checkup.

A partir do momento que for instalada a extensão, toda vez que o usuário fizer login em qualquer site, o recurso faz uma busca para checar se aqueles dados estão em alguma lista de vazamento. Se detectar que sim, a extensão manda um alerta para o usuário e sugere a imediata de troca de senha.

Para identificar onde ocorreu o vazamento, o Password Checkup consulta um banco de dados com mais de 4 bilhões de credenciais que foram registradas como comprometidas em ocorrências e que é atualizado continuamente.

A ferramenta, segundo o Google, usa uma tecnologia diferenciada de criptografia, desenvolvida em conjunto com especialistas da Universidade de Stanford, preservando a segurança e privacidade dos usuários.

A extensão do Chrome também envia alerta para nomes de usuário e senhas que são considerados inseguros. Para instalar o Password Checkup, clique aqui.

extensão chrome

 

VOLTAR

Gostou da notícia? Esse artigo te fez pensar diferente?

Curta quantas vezes quiser e mostre o quão relevante foi esse conteúdo pra você!

Conta pra gente o que você achou e comece uma conversa!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados