Comportamento
09/07/2018 3 min

Tempo de leitura

Girl power: talento feminino no universo dos games

Cresce a participação das mulheres entre praticantes profissionais e amadores de jogos on-line e surgem iniciativas para ampliar sua representatividade na indústria

Pelo terceiro ano consecutivo, as mulheres são maioria no universo de gamers brasileiros, compondo 58,9% do total de praticantes, segundo a Pesquisa Game Brasil. Nos Estados Unidos, esse patamar é de 49%, mas chega a 64% quando se trata de jogos em plataformas móveis, conforme dados do Google. Se não restam mais dúvidas de que os jogos eletrônicos já estão entre as opções preferidas de entretenimento também para o público feminino, ainda há um caminho a percorrer em termos de representatividade e equalidade para essa indústria.

No campo profissional, a exemplo dos homens também existem grandes campeãs mundiais dos principais games, mas o faturamento com as premiações é bem diverso dos jogadores masculinos, basta conferir os valores acumulados pelos ocupantes do primeiro lugar no ranking global. Enquanto o alemão Kuro Salehi Takhasomi (ID player KuroKy) registra a bagatela de US$ 3,48 milhões em prêmios com 89 disputas, a canadense Sasha Hostyn (ID Player Scarlett), alcançou apenas US$ 200 mil – com 99 competições.

Na loja de aplicativos Google Play, dos 100 games mais baixados, 44% apresentam mais ícones masculinos que femininos e em muitos deles a maioria dos personagens disponíveis são homens. Tentando contribuir para mudar esse quadro, a gigante de internet adotou uma série de medidas para promover a diversidade de gênero também nessa área e integrar as mulheres que jogam, em uma iniciativa denominada Change the Game. A Mulher Maravilha foi o ícone escolhido para inspirar as garotas adolescentes a criarem games dentro de um programa de formação de novos desenvolvedores. Em complemento, a página de aplicativos independentes destaca uma série de jogos com protagonistas femininas.

Confira cinco gamers femininas para acompanhar no Twitch e no Youtube*

Twitch

 KittyPlaysGames – 760.000 seguidores

LegendaryLea – 620.000 seguidores

ItsHAFU – 500.000 seguidores

Kaceytron –  470.000 seguidores

DizzyKitten – 465.000 seguidores

Youtube

SSSniperwolf – 3,1 milhões de assinantes

Fangs – 1,4 milhões de assinantes

LDShadowLady – 2,2 milhões de assinantes

IHasCupquakes – 4,7 milhões de assinantes

OMGItsFireFoxx – 790 mil assinantes

*Fonte: Mediakix.com

VOLTAR

Gostou da notícia? Esse artigo te fez pensar diferente?

Curta quantas vezes quiser e mostre o quão relevante foi esse conteúdo pra você!

Conta pra gente o que você achou e comece uma conversa!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados