Inovação
27/03/2019 20 min

Tempo de leitura

Saiba como assistentes virtuais e robôs agilizam e facilitam o dia a dia

Com a correria do dia a dia, os horários cada vez mais apertados para realizar algumas tarefas. E a corrida contra o tempo na hora das atividades diárias, uma ajudinha seria muito bem-vinda, não é mesmo?

E é nesse contexto que surge o assistente virtual inteligente. A presença tecnológica desse robozinho no nosso celular ou computador pode facilitar, e muito, nossa rotina e organização, e acabar solucionando muitas tarefas que antes poderiam levar mais tempo.

Com o conceito de facilitar nossa vida e agilizar tarefas simples, a ideia é uma só: simplificar para poder ter uma vida mais fácil e tecnológica e é por isso que reunimos tudo o que você precisa saber sobre os assistentes virtuais inteligentes! Confira:

O que é um assistente virtual inteligente?

O assistente virtual pode ser definido como o comando de voz disponível no celular, que permite facilitar a vida e solucionar algumas funções do dia a dia.

Ele é responsável por atender aos comandos, simplificar algumas ações e economizar tempo na rotina do usuário. Pode ser desde enviar um e-mail, fazer uma ligação a até reservar passagens e hospedagem para a sua viagem do final de semana. Além disso, ele também pode checar como estará o clima para que você possa se programar para a viagem de forma assertiva.

O assistente virtual pode ser útil nas coisas mais simples até as mais difíceis e é por isso que é cada vez mais uma tecnologia em constante atualização e ascensão, e mais pessoas vêm utilizando no dia a dia.

Aposto que você já conversou com a Siri, do sistema iOS, ou já respondeu “Ok Google” para alguma função no seu smartphone Android.

Por isso, reunimos alguns modelos de assistente virtual para que você saiba qual o compatível com o seu modelo de celular, e também descubra todas as funções e configurações disponíveis para que eles ajudem no dia a dia.

E dentro de cada um dos modelos, vamos falar um pouco sobre as vantagens do assistente virtual!

Google Assistente 

Com apenas dois anos no mercado, o assistente virtual do sistema operacional Android é conhecido como Google Assistente.

Para uma maior funcionalidade e rapidez, o sistema operacional dispensa a necessidade do uso de mãos e permite aos usuários empregar o comando de voz para realizar as tarefas. Mas também há a possibilidade de acessar o assistente virtual por texto. No geral, existem duas formas de acessar a Google Assistente:

  1. Pressionando o botão home por alguns segundos;
  2. Dizendo “Ok Google”.

10 dicas e vantagens do Google Assistente

  1. Assistente offline
    Essa é com certeza uma das funções mais legais (e úteis!) do Google Assistente. Você pode usá-lo até quando o celular está completamente offline, porque ele não perde nenhuma de suas capacidades quando está sem conexão à internet.
    Basta dizer “Ok Google” e ele abrirá aplicativos, marcará reuniões, podendo até navegar por rotas já salvas no Google Maps.
  2. Como quer ser chamado?
    Exatamente! O Assistente Virtual te chamará exatamente da forma que você deseja. Pode ser nome, sobrenome, título, apelido, qualquer forma. É só escolher e selecionar.
    Isso é possível para que a relação entre o dono do celular e o assistente seja o mais humanizada possível.
    Existem outros detalhes como definir como quer chamar um contato da sua agenda, além de outras funções.
  3. Divirta-se com o assistente virtual
    Você sabia que também pode pedir para o assistente virtual cantar uma música ou buscar histórias?
    Ele consegue “memorizar” as preferências do usuário, como histórias e músicas favoritas.
  4. Dúvidas e respostas
    A funcionalidade padrão mais comum de todos os assistentes virtuais são as perguntas e respostas. Você tira uma dúvida em relação a qualquer assunto, e por uma busca na internet, ele traz as respostas.
    Além de mostrar o primeiro artigo no Google para certa questão, o assistente virtual ainda pode ler o trecho principal e responder à dúvida questionada de forma direta.
    Ele também permite que você leia mais sobre o assunto ou ainda que faça perguntas relacionadas ao tema.
  5. Agenda
    Você pode marcar compromissos de forma simples e rápida na sua agenda. Basta dizer o nome do evento, data e horário e o Google Assistente agenda o compromisso para você. Por exemplo: “Marcar reunião com Ana na sexta às 9h”.
  6. Últimas notícias
    Se você é uma pessoa que gosta de se manter atualizada, mas que nunca tem tempo para procurar todas as notícias do dia, o assistente virtual pode fazer isso para você! É só solicitar que ele abra as notícias mais relevantes do dia.
  7. Navegação
    Uma das funcionalidades mais necessárias, permite que você peça para que o assistente virtual abra o Google Maps e te direcione para o trabalho, para casa ou para qualquer outro lugar sem precisar pegar o celular, abrir aplicativos e digitar o endereço. Além disso, você também pode especificar quanto tempo irá demorar até o local, com comandos simples, como: “Ir para o trabalho”, “Quanto tempo vai levar para chegar em casa?”
  8. Músicas
    Outra funcionalidade legal do Google Assistente é a possibilidade de escolher músicas direto no comando de voz e abrir no Youtube, por exemplo. Basta falar suas preferências, como: “Ouvir Anitta no Youtube”.
  9. Jogos
    Além da opção de jogar com o próprio assistente virtual, você tem a opção de pedir algumas indicações de jogo para quando você estiver entediado ou quiser algo diferente. Com um comando simples “quero jogar”, o Google Assistente mostrará diversas opções de jogos para que você possa se divertir.
  10. Piadas
    Uma das partes mais legais dos assistentes virtuais inteligentes é a habilidade de nos “divertir” com algumas piadas prontas. O bom humor faz parte da configuração do Google Assistente, além do que você pode fazer perguntas pessoais sobre a vida dele para deixar o clima mais leve e divertido.

Siri

Provavelmente o assistente virtual mais famoso do mundo, a Siri faz parte das configurações do sistema operacional iOS em iPhones, iPads e MacBooks.

Com uma série de funcionalidades específicas, auxilia desde as funções mais básicas como agendar um compromisso ou fazer uma ligação, até funções um pouco mais exóticas, como citar uma poesia ou fazer um rap. Assim como o Google Assistente, a Siri pode ser ativada tanto por comando de voz, quando por texto.

  1. Pressione o botão inicial por alguns segundos;
  2. Uma caixa de texto irá aparecer;
  3. Para utilizar o comando de voz, basta clicar no microfone ao lado do teclado ao invés de digitar a pergunta.

10 dicas e curiosidades sobre a Siri

  1. Mostrar fotos
    Você provavelmente tem muitas fotos no celular e preguiça ou falta de tempo para procurar por uma específica? Não tem problema, a Siri faz isso por você! Com um simples comando você consegue ter acesso a fotos com amigos ou de uma viagem! Exemplos: “Mostre minhas fotos da Bahia”, “Mostre minhas selfies”, “Mostre fotos do meu cachorro”.
  2. Estabelecer vínculos
    Assim como o Google Assistente, a Siri quer ter uma relação mais humanizada com o usuário e por isso se interessa pela família e amigos. Para realizar algumas funções específicas como “ligue para meu namorado” ou “mandar mensagem para minha mãe”, ela precisa apenas saber quem são essas pessoas.
    Então, basta criar vínculos entre a Siri e seus familiares e em um instante ela já parecerá parte da sua família. Alguns exemplos: “Siri, meu namorado é o Gabriel”, “Siri, minha mãe é a Regina”, “Siri, minha irmã é a Giovana”.
  3. Mapas
    Se você precisa de ajuda para chegar em algum estabelecimento, restaurante, evento ou qualquer outro lugar, pode deixar que a Siri te ajuda. Além disso, ela irá traçar o caminho mais curto para que você chegue ao local o mais rápido possível. Para utilizar basta dar alguns comandos: “Qual o caminho para o shopping?’’, “Qual o itinerário de São Paulo até Santos?’’, “Como chego até em casa?”.
  4. Ajustes gerais
    Além de ajudar com diversas coisas exteriores, a Siri também pode ser muito útil ao lidar com ajustes no próprio celular. Quer permitir o acesso do microfone mas não lembra onde ou não sabe ativar a lanterna? Não tem problema, a assistente virtual te ajuda! Alguns exemplos de comando que podem ser usados nesses casos:
    “Coloque em Modo Avião”, “Ative o Bluetooth’’, “Desligue o Wi-Fi”.
  5. Publicar nas redes sociais
    Sim, ela pode fazer isso! Está com preguiça de digitar e não quer perder tempo com isso? Com um comando de voz, ela posta para você: “Publicar no Facebook: Alguém tem sugestão de série?”, “Publicar no Twitter: Não aguento mais esse calor!”
  6. Procurar informações
    Para curiosidades momentâneas ou dúvidas rápidas é só pedir uma ajuda para a Siri: “Qual a temperatura máxima de hoje?”, “Quanto está o dólar?”, “Qual a idade da Madonna?”.
  7. Ouvir músicas
    Além de todas as funcionalidades que já citamos acima, você pode escolher a música que quiser, seja no YouTube, Spotify ou no próprio ícone de músicas do seu Iphone, e a Siri toca para você. Mas se você não for específico, ela irá tocar algo do próprio gosto.Exemplos: “Toque uma música”, “Toque a música Faroeste Caboclo”, “Toque música pop”.
  8. Procurar senhas
    Essa é uma das maiores vantagens da assistente virtual Siri. Não lembra uma senha ou não sabe como procurá-la dentro de algum aplicativo? Não tem problema! A Siri faz isso para você! Se você perguntá-la sobre uma senha específica, ela abrirá o aplicativo e a sessão onde está a senha previamente escolhida. Pronto!
  9. Ler, responder e buscar mensagens
    Funcionalidade simples, mas muito útil! A Siri pode ler uma nova mensagem que acabou de chegar, respondê-la ou ainda procurar mensagens mais antigas ou que você ainda não respondeu. Exemplos: “Leia a mensagem do Lucas”, “Responda ao Lucas que (e o que você quer falar)”, “Procure pela mensagem da Ana Júlia”.
  10. Zoar a Siri
    Sim, existe a opção de zoar a assistente virtual do iOS. Ela entra na brincadeira e responde todas suas perguntas peculiares: “Quem criou você?”, “Qual o significado da vida?”, “Você quer casar comigo?”“Eu amo você Siri”, “Você segue as três leis da robótica?”, “Faça-me um sanduíche”.

Cortana

Disponível para o Windows Phone, notebooks e computadores com o sistema operacional Windows 10, a Cortana, assistente virtual da Windows, é muito útil.

Desenvolvida especialmente para o mercado brasileiro, ela já vêm com personalidade e alguns gostos específicos: ela é fã de futebol, conhecedora de samba e amante das novelas! Bem incrível, né?

Disponível há pouco mais de dois anos, assim como os outros sistemas operacionais, a assistente virtual pode ser consultada por comando de voz, ou texto. O comando de voz é “Hey Cortana” e para casos de texto basta acessar o menu inicial. Outro fato curioso sobre a Cortana é que ela funciona por um sistema de Machine Learning, ou seja, quanto mais utilizada, mais ela aprende!

Curiosidades sobre a Cortana

Diferentemente da Siri e do Google Assistente, a Cortana foi programada para conversar sobre amenidades e preencher um vazio. Parecida com o sistema operacional do filme “Her (Ela)”, a assistente virtual da Windows é capaz de conversar sobre músicas, novelas, esportes, entre outros temas. E ela sempre terá uma resposta compatível com o assunto, e que façam sentido no contexto brasileiro.

Outra curiosidade é que ela é adaptada de país para país, portanto, algumas orientações e atualizações da Cortana no Brasil não serão as mesmas do Chile, da Alemanha ou dos Estados Unidos, por exemplo.

Por fim, atualmente existem opções igualmente tecnológicas e atualizadas para todos os sistemas operacionais, e todos os usuários de smartphone têm acesso a elas. Com toda essa tecnologia, é difícil esquecer de marcar aquela reunião, responder uma mensagem ou até não ter tempo para escutar uma música.

#TemHoraPraTudo

Com diversas funcionalidades e a possibilidade de facilitar nosso dia a dia, os assistentes virtuais chegam com a intenção de ficar e se envolver cada vez mais em nossas vidas e nossas rotinas e nos ajudar a organizar nosso tempo, pois é importante sabermos que #TemHoraPraTudo.

Hora para mandar e-mail, para fazer uma pesquisa para o trabalho, para estudar, mas também tem hora pra descansar e ouvir uma música, se desconectar e aproveitar o momento presente. E você, já utiliza algum assistente virtual e conhece alguma função que não citamos aqui? Deixa nos comentários! (:

 

VOLTAR

Gostou da notícia? Esse artigo te fez pensar diferente?

Curta quantas vezes quiser e mostre o quão relevante foi esse conteúdo pra você!

Conta pra gente o que você achou e comece uma conversa!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados