Inteligência artificial mais humana

23 de janeiro de 2019

A tecnologia e suas inovações têm dominado o mundo e já tem algum tempo que estamos ouvindo falar sobre inteligência artificial, mas quem está por trás de toda essa modernidade?

Fala-se muito em inteligência artificial, mas apesar de todo o avanço da ciência, é a inteligência humana que se mantém imprescindível para desenvolver qualquer projeto tecnológico, inclusive ensinar as máquinas.

Muita gente teme que a tecnologia substitua completamente o homem em várias funções, mas é preciso lembrar que as máquinas ainda precisam de professores e só com eles é possível a inovação tecnológica.

Pode-se dizer até que a relação “homem versus máquina” acaba sendo uma troca de aprendizado. Para que a IA realmente funcione e pense, é necessário que seja treinada e alimentada com um enorme banco de dados.

A inteligência artificial pode, por exemplo, escrever um código sozinha, porém ela não tem a capacidade de garantir que esteja correto. Essa é a troca entre homem e máquina: o homem prepara a máquina com códigos e comandos exatos para ter eficiência em seus projetos e a IA aprende e acelera as ações para facilitar a vida dos humanos, como por exemplo, os robôs que já atendem milhares de pessoas em centrais de grandes empresas.

Quem ainda não se deparou com assistentes virtuais de grandes lojas ajudando a comprar produtos, fazer trocas, resolver problemas, com rapidez, eficiência e cordialidade?

Esse é o resultado das aulas dos homens, que treinam robôs para aliarem características técnicas a humanas. Apenas com a mente humana é possível solucionar problemas das mudanças impactantes das inovações tecnológicas.

Em tempos de busca pela excelência em atendimento ao consumidor, a inteligência artificial tem sido a aliada perfeita no desafio de responder aos questionamentos do cliente com mais assertividade.

Para quem curte programação, vale investir na área que está em plena ascensão e aproveitar as milhares de oportunidades que têm surgido. Empresas, como a Vivo, tem buscado melhorar a comunicação feita através da inteligência artificial, nesse caso a Aura, e investido em centros de treinamento, programação e banco de dados.

Na operadora, a equipe da nova central é formada por atendentes do call center que receberam as maiores notas no atendimento ao cliente. Eles foram escolhidos para a missão de treinar a Aura a se comportar cada vez mais como um humano e ser eficiente e cordial.

A tecnologia da inteligência artificial facilita o trabalho, mas não substitui a inteligência humana. É uma troca para garantir excelência e agilidade no processo de trabalho. Os dois se completam: homens com a capacidade mental e máquinas com as programações voltadas especialmente para facilitar o cotidiano.

Está comprovado que máquinas, computadores, robôs e a inteligência artificial vão substituir os humanos em muitas funções e assim, muitas profissões tradicionais deixarão de existir. No entanto, darão espaço para novas carreiras que precisarão da mente humana por trás de qualquer máquina.

Fonte: Dialogando - Inteligência artificial mais humana Dialogando

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