Segurança
13/03/2018 4 min

Tempo de leitura

Mensagens falsas tomam conta da internet

Histórias absurdas se alastram pelas redes sociais e exigem atenção redobrada para não acabar espalhando boatos e desinformação

A disseminação das fake news na internet vem se expandindo nos últimos anos, mas ganhou maior força com a grande popularização das redes sociais. No Brasil, um dos países com mais usuários no Facebook e no WhatsApp, não é diferente. Todos os dias surge um novo boato, geralmente ancorado em um assunto que esteja em discussão ou um acontecimento de impacto, como manda a cartilha das notícias falsas. Afinal, quanto mais quente o assunto, mais rápido queremos acessar a publicação e ser o primeiro a compartilhar com os amigos, certo?

É exatamente assim que acabamos caindo nessas pegadinhas virtuais. Sim, “acabamos”, porque um levantamento do Boatos.org – site desenvolvido por jornalistas brasileiros com o intuito justamente de identificar e desmentir as farsas digitais – mostra que em 2017 não foi só aquele parente desavisado que postou fake news no grupo da Família do WhatsApp – muitas pessoas andaram enviando conteúdos fraudados.

Confira abaixo se você foi uma delas!

Caiu a casa da Mega-Sena! – essa era a chamada para a mensagem falsa que supostamente revelava um esquema para fraudar loterias descoberto pela Polícia Federal. E balela não é novidade, pois vai e volta há alguns anos já. Veja aqui a explicação e o desmentido.

Lista do FGTS – a informação falsa alardeava que quem trabalhou entre 1998 e 2016 poderia receber dois salários mínimos e ainda pedia para o incauto clicar em um link para saber se seu nome estava na lista, expediente muito usado por cibercriminosos inclusive para ter acesso ao dispositivo e roubar dados. Veja aqui a explicação e o desmentido.

Pobre menina “cega” – este fake apelava para o bom coração dos brasileiros, com a lorota de que cada compartilhamento iria reverter em 10 centavos de euro para ajudar a pagar o tratamento de uma garotinha com deficiência visual. Obviamente não existe campanha . A menina sim existe, mas não tem nenhum problema visual. Veja aqui a explicação e o desmentido.

Papa dançando – milhares de pessoas compartilharam um vídeo em que o papa Francisco teria sido flagrado dançando merengue com uma mulher em uma festa. O tal “papa” era uma pessoa fantasiada em uma comemoração de halloween e, apesar do absurdo da situação, muita gente levou a sério! Veja aqui a explicação e o desmentido.

 

VOLTAR

Gostou da notícia? Esse artigo te fez pensar diferente?

Curta quantas vezes quiser e mostre o quão relevante foi esse conteúdo pra você!

Conta pra gente o que você achou e comece uma conversa!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

vinte + 13 =

11 Comentários

Artigos relacionados