Comportamento
06/11/2017 4 min

Muita calma nesta hora: é tempo de planejar gastos

Tecnologia ajuda a controlar as finanças e aproveitar melhor as promoções da Black Friday

Nada é mais caro do que um produto que você não precisa. Concorda? Pois então, isso é tudo o que você deve ter em mente na hora de aproveitar as promoções da Black Friday.

Com tanta oferta irresistível, é fácil se deixar levar pelo entusiasmo e se perder no orçamento. A saída para não ser mais um dos 61 milhões de brasileiros inadimplentes – dados da Serasa – é um planejamento financeiro, tanto para adquirir aquele equipamento ou carro dos sonhos, como para ter melhor qualidade de vida.

Determinar as despesas de rotina, considerar a renda da família, envolver todos no controle das finanças e estabelecer um limite de gastos são medidas fundamentais. O mercado de aplicativos móveis oferece opções gratuitas para ter à mão dados de suas finanças atualizados na tela do celular na hora de decidir embarcar ou não naquela oferta tentadora.

vivo_dialogando_aplicativos_financas

Para quem já está na lista de devedor, a Fundação Procon oferece atendimento para ajudar a negociar com credores, basta comparecer a uma unidade do serviço. No site da entidade há cartilhas com recomendações para organizar o orçamento doméstico e para sair do vermelho.

Mais uma dica: quer, mesmo, ter postura diferente na hora da compra? Dá uma olhada no Instituto Akatu, organização que trabalha para mobilização da sociedade em torno do consumo consciente.

Para baixar:

VOLTAR

6 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados