Segurança
08/02/2018 2 min

Tempo de leitura

Mundo conectado: em busca da internet segura – Parte 01

Uso de dados para o bem do planeta

Em 2020, 52% da população mundial estará conectada à internet e o número dos dispositivos em rede ultrapassará três vezes essa população e chegará a 26,3 milhões de aparelhos. Os dados são do relatório da Cisco Visual Networking Index (2016). Em 2015 eram 16,3 milhões de equipamentos. O tráfego de dados crescerá três vezes em comparação com 2015, alcançando taxa anual de 2,3 zettabytes. Com o aumento do uso de dados, também aumenta a preocupação em relação à privacidade e segurança. O uso consciente é fundamental, assim como a necessidade de acesso restrito a pessoas autorizadas para que as informações não sejam usadas de forma irresponsável. Pesquisa realizada pela Accenture’s 2016 Digital Consumer Survey mostra que:

  • 47% dos usuários se preocupam com questões relacionadas à segurança e privacidade
  • 64% estão mais preocupados com a privacidade comparado com 2016.

Os dados produzidos podem trazer benefícios para a sociedade. Existem diversas iniciativas, como por exemplo, o uso de dados sobre mobilidade para planejar o transporte urbano e reduzir a emissão de CO2. As informações de desastres naturais, como terremotos e inundações, ajudam a compreender os movimentos e concentrações populacionais para aprimorar o plano para as operações de socorro.

A propagação de doenças infecciosas pode ser modelada usando dados de localização móvel as estatísticas. Dessa forma, os governos poderiam planejar seus programas de prevenção e compreender a eficácia dos esforços para limitar os movimentos da população.

VOLTAR

Gostou da notícia? Esse artigo te fez pensar diferente?

Curta quantas vezes quiser e mostre o quão relevante foi esse conteúdo pra você!

Conta pra gente o que você achou e comece uma conversa!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados