Sustentabilidade
15/09/2016 5 min de leitura

Tempo de leitura

O que posso fazer para reduzir o lixo eletrônico?

A ONU prevê que, até 2017, serão 50 milhões de toneladas em todo o mundo.

Já parou para pensar para onde vai aquele celular, câmera, impressora ou computador antigo quando é descartado? O lixo eletrônico é um dos problemas mais graves da humanidade. Enquanto a indústria eletrônica cresce, aumenta também a quantidade de lixo eletrônico. A ONU prevê que, até 2017, serão 50 milhões de toneladas em todo o mundo.
A maior parte é exportada para países asiáticos e africanos, oferecendo riscos ao meio ambiente e à população local, devido ao mercúrio e chumbo presentes nestes materiais. Sem falar na grande quantidade de plásticos, metais e vidro, que demoram muito tempo para se decompor, prejudicando o solo, o ar e os lençóis freáticos. A exportação acontece por um só motivo: é mais barato enviar o lixo eletrônico a esses continentes do que reciclá-los em seus países de origem.

O que você pode fazer para ajudar?

1.Descarte corretamente

Procure em sua cidade empresas e cooperativas especializadas em reciclar este tipo de resíduo. Jamais jogue o lixo eletrônico no lixo comum. Ele irá para aterros, oferecendo perigo à saúde dos coletores. Baterias e celulares podem ser entregues diretamente às empresas de telefonia. A Vivo desenvolve, desde 2006, o programa Reciclar Conecta, que recicla tablets, baterias, carregadores e acessórios. Basta descartar esses materiais nas urnas de coleta das 3.400 lojas presentes no país. Os materiais descartados vão para o centro de triagem, onde são reciclados.

2. Doe

Se o equipamento estiver em boas condições, doe para instituições. Um computador antigo pode ser muito útil em entidades que promovem a inclusão digital. O que é considerado obsoleto para muitos pode ser de extrema utilidade para outros.

3.Promova o consumo consciente

Com a constante inovação tecnológica e o lançamentos de novos produtos todos os anos, o consumo é cada vez mais estimulado. As pessoas trocam seus equipamentos com frequência, mesmo quando estes ainda o atendem plenamente. Tal sistema não é sustentável pois acaba gerando quantidades absurdas de resíduos. É preciso frear a compra impulsiva e repensar os hábitos de consumo.

VOLTAR

Gostou da notícia? Esse artigo te fez pensar diferente?

Curta quantas vezes quiser e mostre o quão relevante foi esse conteúdo pra você!

Conta pra gente o que você achou e comece uma conversa!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

97 Comentários

  • Graca says:

    Qual loja em BH posso levar os celulares. E e qualquer aparelho

    • Dialogando says:

      Oi, Graça! Você encontra urna para depositar celulares, baterias e acessórios em todas as lojas e revendas da Vivo. 🙂

  • Licia says:

    Vcs podiam indicar algumas empresas especializadas no Rio de Janeiro? Obrigada.

    • Dialogando says:

      Oi, Licia! Você pode procurar a prefeitura para saber se eles realizam coleta seletiva ou se tem pontos de coleta. Ou ainda se existem cooperativas com este fim na sua cidade. 🙂

  • Raimundo de Almeida Coelho says:

    Interessante a matéria, reverei meus conceitos e hoje mesmo estarei procurando um ponto de coleta.

  • JOSE PASCOAL DA SILVA says:

    TENHO PRODUTOS SÓ PRECISANDO QUE UM TÉCNICO FAÇA UNS AJUSTES PARA QUE ALGUÉM USE DE NOVO,SÓ QUE NÃO FAREI ISSO PORQUE SAI MUITO CARO ELES ESTÃO FORA DE GARANTIA JÁ FAZ TEMPO,COM UM ENDEREÇO ENVIAREI AO DESTINATÁRIO COM CERTEZA!

  • eduardo says:

    gostei achei bem legal pois agora posso saber oque fazer muito obrigado continue com esse trabalho

  • eduardo says:

    eu gostei disso achei bem legal viajo ao mundo e estou doidão

  • Célia Regina Loureiro Pragana says:

    Muito boa matéria. Esse Reciclar Conecta fica em todas as lojas da VIVO ?

    • Dialogando says:

      Oi, Célia! Sim, você encontra urna para depositar celulares, baterias e acessórios em todas as lojas e revendas da Vivo. 🙂

  • Celanir dos Santos says:

    Como faço pra vender ou descartar?

    • Dialogando says:

      Oi, Celanir! Você pode procurar a prefeitura para saber se eles realizam coleta seletiva ou se tem pontos de coleta. Ou ainda se existem cooperativas com este fim na sua cidade. 🙂

  • Elaine Maria Thomazelli says:

    Em Caxias do Sul, RS, estão trocando lixo reciclável por frutas e hortaliças fresquinhas! Esta campanha deveria ser incentivada no Brasil todo! Nosso país ficaria limpinho e saudável ao mesmo tempo!

  • Ira ribeiro says:

    Ofereçam recipientes (lixeiras) para reciclagem gratuitas. Poria em minha casa sem duvida.

  • Minol Hirayama says:

    Excelente matéria. ocorre porém, que temos de ser conscientes em todo tipo de descartes. Haja visto que nosso planeta está poluído de uma infinidade de lixo na atmosfera. Vamos conscientizar nisso também? E os mares? Nossa! é de dar dó! Milhares de animais marinhos morrendo. Você parou para pensar nisso? O ser humano destrói tudo!

  • jesuino ferreira says:

    a minha publicaçao ja foi e so olhar no facebook

  • rafaeli says:

    oi tudo bem

  • Maria says:

    Eu ponho sempre em contentores especializados, nos supermercados, e os maiores chame a empresa ,que se dedica à recolha desses … por isso o meu contributo está dado,mas fico muito triste quando vejo como o planeta é tratado.

  • Aline Cristina says:

    Como faço para criar um ecoponto de pilhas e baterias na minha cidade?

    • Dialogando says:

      Aline, para ter mais detalhes sobre ecopontos na sua cidade, recomendamos que entre em contato com a prefeitura, eles poderão te informar certinho como proceder.

  • Christina Curcio says:

    Prezados, boa tarde.
    Olá Boa tarde!
    Estou realizando minha Tese de Doutorado em Business Administration, da Florida Christian University, voltada à TI Verde e Reciclagem de Lixo Eletrônico. Para isso estou realizando uma pesquisa com empresas de Reciclagem de Lixo eletrônico. Por gentileza as empresas de reciclagem de lixo eletrônico que puderem participar agradeço! Segue o link da pesquisa: https://www.survio.com/survey/d/W9G6Y5P5Q1W8Y9F4Y
    Obrigada.

    Christina Curcio

    • Dialogando says:

      Que bacana, Christina! As pesquisas são muito importantes para o desenvolvimento de tecnologias que possam contribuir no futuro do meio ambiente e do cotidiano da sociedade. Incentivamos a produção de conhecimento!

  • Humberto says:

    Estou precisando de bateria sucata de notbok

    • Dialogando says:

      Humberto, talvez você consiga encontrar algumas baterias usadas para notebook que ainda estejam funcionando com algumas recicladoras de lixo eletrônico. Você talvez ainda possa encontrar alguns eletrônicos em brechós da sua cidade. ?

  • José Anacleto says:

    Sou diretor da Livraria Colegial em Juazeiro do Norte Ce e temos algumas ações na área de reciclagem. Fazemos campanhas periódicas em buscar recadar lixo eletrônico da população. http://www.livrariacolegial.com.br

  • jailton moura says:

    eu tenho 01 forno micro ondas, 01 armario e umas 100 garrafas de vidro, pergunta onde eu posso descartar todos estes? moro em RECIFE-PE

    • Dialogando says:

      Jailton, você pode levar o armário e as garrafas para qualquer empresa de reciclagem comum. No entanto, recomendamos que você leve o microondas para descarte de lixo eletrônico. Em Recife, encontramos a iniciativa ‘Descarte Já’, que você pode conhecer por meio deste link.

  • Emanoel says:

    Eu moro em Patos PB eu queria saber onde eu posso jogar fora um celular que eu não estou usando é ele está totalmente quebrado e não tem conserto

    • Dialogando says:

      Olá Emanoel! Você pode fazer o descarte do seu celular na loja da Vivo na sua cidade, que fica na Rua Felizardo Leite, número 60.

  • cristiano says:

    Boa tarde, moro em Pedro de Toledo SP. Trabalho com reciclagem e Fasso as coletas em porta a porta as pessoas aqui são muito ecologia e gostaria de saber qual destino final eu posso dar as pilhas e baterias, pois as pessoas me perguntam e não sei como ajudar o meio ambiente alguém ai poderia me ajudar 13 996541453

  • aline,layza,ana júlia e érica says:

    bom…nos achamos que temos que separar o lixo eletrônico,pois ele polui o solo a água e o ar,e quando e jogando em ugares inapropriados pode poluir as águas assim matando vários animais

    • Dialogando says:

      Que legal ter vocês aqui no site, meninas! Se vocês quiserem conhecer mais material sobre o assunto, indicamos nosso texto ‘Lixo Eletrônico: ameaça ou oportunidade?’.
      Seria muito bacana se vocês conversassem sobre esse assunto com os seus amigos e trouxessem aqui para os comentários as reflexões que vocês fizeram. 😉

  • karen says:

    como podemos diminuir o lixo

  • maria jose says:

    moro em montes claros onde descarto lixo eletronico?

    • Dialogando says:

      Olá Maria! Encontramos uma empresa que coleta lixo eletrônico em Montes Claros chamada LAX. Você pode acessar o site dela por meio deste link.

  • lw recicladora says:

    A LWrecicladora é uma empresa de Pelotas RS que atua no recolhimento de lixo eletrônico somos licenciados com licença adequada para o descarte correto do lixo eletrônico (LAO)classe 1 sqa (CTF) Ibama
    estamos a disposição para atender a população ,empresas e prefeituras Fone:(53)32714221(53)981066517

  • ISMAEL BENEDITO DA CONCEIÇAO says:

    em sao paulo onde posso descartar lampadas fluorecentes tubulares?

    • Dialogando says:

      Ismael, você pode conferir pontos de coleta de lâmpadas fluorescentes em São Paulo no site eCycle, por meio deste link.

  • Anderson says:

    Olá, sou da cidade do Rio de Janeiro e quero vender grande quantidade de lixo eletrônico ex.monitores, cpus,mouse,teclados, nobreaks etc… alguém pode me indicar alguém interessado ?

    • Dialogando says:

      Anderson, recomendamos que você procure centros de reciclagem de lixo eletrônico que estejam interessados no seu material.
      Além disso, também incentivamos você fazer a doação desse material para instituições de educação. ? O projeto Zyklus, pode te ajudar com isso.

  • Rogerio says:

    O mais importante é a mensagem no final do artigo. Melhor que reciclar é não produzir lixo.

    • Dialogando says:

      Com certeza, Rogerio. As duas coisas caminham juntas! Devemos preservar o meio ambiente, não produzindo lixo, reciclando e reaproveitando materiais. ?

  • Galvani Carraro says:

    tenho UMA tv DE TUBO QUEIMADA QUERO DESCARTAR ADQUADAMENTE

    • Dialogando says:

      Galvani, sugerimos que você procure a assistência de coleta de lixo eletrônico da empresa que fabricou a sua TV, ou o sistema de coleta do seu município, com certeza eles irão ajudar. ?

  • Celestina Caetano da silva says:

    At this no moment i’m w thout work, but i give english Lesson
    for chiLdren of my community (grátis )i Love to work in society giving guidance of how we should live in a Good ambiental life and teach them the right way to preserva our ambient by separeting the elementos in its right place, if each one of us contribuit ,our way of living improves

    • Dialogando says:

      Great initiative, Celestina! We need to teach our community to engage in such activities and to preserve the environment so we can live in a sustainable society.

  • LUCIULO ARAUJO COLAÇO says:

    Participamos de uma empresa de reciclagem de eletroeletrônicos. Nossa sede é em João Pessoa/PB, mas tendo demanda nós atuamos que todo o país. Gostaria de enviar um folder de apresentação e nosso contato é (83)3232-0136 – contato@reciclagemecobras.com.br

    • Dialogando says:

      Muito bacana, Luciulo! Comentários de pontos de coleta com certeza adicionam bastante à matéria!

  • Francisco says:

    O problema está na responsabilidade das empresas recicladoras. Exemplo: me informei de um telefone de reciclagem de lâmpadas fluorescente e simplesmente ninguém atende. É muito difícil quando não se assume a responsabilidade.

    • Dialogando says:

      Lamentamos o ocorrido, Francisco. Mas não desista! Devemos sempre procurar realizar o descarte sustentável ?

  • elias weverton rodrigues freire says:

    muito bom simples, pratico e objetivo

    • Dialogando says:

      Que bom que gostou, Elias! Agora devemos cada um exercer nosso papel, através do descarte consciente e sustentável do lixo ?

  • Adilson Tavares says:

    I think that things are made to be used but properly.
    I am saying this because, I believe that here in cape verde there should be some laws regulating the things that are bought.
    I am saying this basing on the fact that our society is not too literate to be left with thigs like na costing mobile phone to spoil.
    Also as a techer I do know that some stuents need guidance and they bshould not be allowed to use things inappropriatelly.
    Another reason for my complain is that if we are more resposinble we can have a double effect on the use of the things we buy. Yes I do believe that we ought to repond well to situations and context that we are in .
    The fact that thery are things ought not to receive a cold reaction from us. We need to be more human by using the right technology.

  • jOSÉ EDILSON DE MOURA SANTOS says:

    Olá. Aqui em Tacaimbó/PE, nós temos o Projeto Papa Pilhas com vários pontos de coleta de pilhas e baterias de celulares em parceria com a população.
    Temos ainda o Projeto “Lixos Eletrônicos & Robótica. Coletamos lixos eletrônicos e reciclamos fazendo robôs que estão sendo construído por jovens da Escola de Referência em Ensino Médio José Leite Barros-Tacaimbó/PE. Os robôs podem ser utilizados em ambientes de difícil acesso e em ajuda aos cadeirantes.

    • Dialogando says:

      Uau, José, são ótimas iniciativas! Muito bom saber que os jovens estão tendo acesso a ensino de robótica e envolvidos com sustentabilidade ?

  • André says:

    Como é a política de logística reversa da vivi? Se eu tiver um celular ou qualquer produto eletrônico da Vivo, pra descartar, existem pontos de coletas pelo Brasil?

  • Ilton says:

    Não há onde descartar pilhas e baterias aqui na Zona Sul do Rio de Janeiro… logo isso é blá blá blá.

  • Edeildo says:

    ESTOU DESEMPREGADO A MAIS DE TRES ANOS, PRECISO DE DOAÇÃO DE UM ROTEADOR WIFI, ONDE POSSO CONSEGUIR?
    AJUDEM!!!

    • Dialogando says:

      Olá, Edeildo, não conseguimos ajudar com o roteador, mas quem sabe você não possa trabalhar conosco? Acesse o Trabalhe Conosco e confira nossas vagas ?

  • Rosângela Gomes says:

    Cartuchos vazios também podem e devem ser descartados corretamente e reciclados. Há lojas que os recebem para enviar ao fabricante, a chamada logística reversa. A HP é uma destas empresas que trabalham desta forma, bastando verificar no site onde é possível fazer o descarte correto. O nosso planeta agradece!

  • hamilton says:

    gostaria de saber pq cada vez q abro meu email aparece essa porcaria, não quero ver isso, isso me incomoda, toda vez q abro meu email esta essa merda, já li, já entendi a mensagem, peço q tirem isso do meu email

    • Dialogando says:

      Olá Hamilton, gostaríamos de entender melhor o que está te incomodando para poder ajudá-lo.

  • Maria reis says:

    Não seria menos dramática a situação se as Prefeituras, em acordo com as empresas que realizam a reciclagem do lixo eletrônico, firmassem um acordo de cooperação mútua, e as Prefeituras fizessem o recolhimento do material? Não seria mais interessante do que deixar a critério do cidadão comum essa tarefa de ficar buscando as soluções para o descarte desse lixo? Com certeza o meio ambiente agradeceria.

    • Dialogando says:

      Totalmente de acordo, Maria. Incentivamos a entrega do lixo eletrônico diretamente às empresas para nunca nos esquecermos da nossa consciência sustentável. Mas ainda, também incentivamos que nossos internautas participem do debate público e levem essas pautas a seus governantes.

  • jose fernandes, AS IDEIAS RENOVÁVEIS SÃO LOUVAVEL says:

    Se todos se preocupassem com o planeta, nossa vida seria mais saudavel e melhor, parabens

  • Serafim ferreiradeoliveira says:

    Há muito tempo tenho esta preocupação,pensando em como dar minha contribuição como cidadão, por isso, estou lutando para desenvolver um projeto Socioambiental da minha autoria junto com Aurélio somos formados em Gestão Ambiental, o projeto já foi registrado no CONFEA. Conselho Federal de Engenharia e Agronomia e também publicado no Diário Oficial.
    Agora vamos procurar parceiros para começarmos a implantação do mesmo, gostaria de poder contar com parceiros, nas mais diversas colaboração.
    Para maiores informações : contato(65)3653-3228 ou (65)992335610
    Projeto DISQUE DISCARTE: Eu Acredito Eu Prático.

  • Marivaldo rodrigues crocia says:

    Não quero que me enviem mais nenhuma mensagem, seja ela de qualquer tema. Obrigado.

    • Dialogando says:

      Olá Marivaldo, gostaríamos de entender melhor o que está te incomodando para poder ajudá-lo.

  • Taquinha says:

    Gostei das ricas informacoes deste texto,mas opino que as dicas deste tipo deviam ser transmitidas nas radios comunitariss para maior abrangencia.

    • Dialogando says:

      Com certeza! São práticas do dia-a-dia que fazem toda a diferença ?

  • Liomara says:

    Boa tarde , sou síndica no bairro cristal,zona sul porto alegre , onde descartar lâmpadas?

    • Dialogando says:

      Liomara, Porto Alegre possui nove pontos de coleta de resíduos eletrônicos do DMLU, você pode consultá-los neste link.

  • Ilce Armond says:

    Vamos fazer a nossa parte para o bem do FUTURO ???

    • Dialogando says:

      Com certeza, Ilce! Todos nós precisamos fazer a nossa parte para preservar o meio ambiente ?

  • MARIA ODETE DE SÁ says:

    SABEMOS QUE TUDO QUE FAZ MAL PRA SAÚDE PUBLICA , TEM QUE ELIMINAR. PARA SER PRESERVADA A SAÚDE.

    • Dialogando says:

      Com certeza, Maria! E precisamos ter todo o cuidado na hora de descartar corretamente todos os materiais ?

  • Marcio says:

    Como faço para descarta as lâmpadas fluorescente

    • Dialogando says:

      Olá Marcio, tudo bem?
      Recomendamos que você procure informações no site da Prefeitura da sua cidade sobre o descarte desse material e os possíveis pontos de coleta. O importante é nunca descartar lâmpadas fluorescentes no lixo comum ?

  • ANA Clara says:

    achei super importante para as pessoa saber que deve reciclar

  • Ana says:

    Aqui em Canoas/RS não temos informações corretas onde colocar esse tipo de material pois principalmente para um idoso as respostas são evasivas e o caminhão que recolhe muitas coisas se nega de levar.
    A anos desde que Canoas tem caminhão, reciclo tudo que posso e entrego. Mas como sair para levar uma TV COMO TÁ DOR ETC. ..
    Nas costas
    Obrigado
    Deixo aqui meu recado MELHORAR, e MUITO ESTE TIPO DE SERVIÇO.

    • Dialogando says:

      Obrigado pelo seu comentário, Ana.
      Recomendamos que os internautas procurem as empresas que fabriquem esses produtos. Elas possuem ouvidorias especializadas em atender a coleta de lixo eletrônico e sabem como realizar a reciclagem correta desses materiais. Vale também buscar informações adicionais nos sites das próprias empresas.

  • Wilson says:

    No texto não ficou esclarecido os locais de descartes, de TV,monitor antigo, e etc eu preciso saber OK

    • Dialogando says:

      Obrigado pelo seu comentário, Wilson.
      Recomendamos que os internautas procurem as empresas que fabriquem esses produtos. Elas possuem ouvidorias especializadas em atender a coleta de lixo eletrônico e sabem como realizar a reciclagem correta desses materiais. Vale também buscar informações adicionais nos sites das próprias empresas.

  • pedro guedes says:

    gostei do comentário mais será necessário colocar todos os endereços dos pontos de coletas pois a população não sabe onde depositar o lixo eletrônico e que seja devulgado.

    • Dialogando says:

      Obrigado pelo seu comentário, Pedro.
      Recomendamos que os internautas procurem as empresas que fabriquem esses produtos. Elas possuem ouvidorias especializadas em atender a coleta de lixo eletrônico e sabem como realizar a reciclagem correta desses materiais. Vale também buscar informações adicionais nos sites das próprias empresas.

Artigos relacionados