Inovação
04/09/2018 2 min

Tempo de leitura

Podcast debate presença da mulher no mercado da tecnologia

O mercado tecnológico tem sido dominado por homens, mas as mulheres estão cada vez mais ocupando seus espaços. Neste podcast, você vai conhecer algumas iniciativas que têm contribuído para diminuir essa distância na área de tecnologia, principalmente na programação, com intensa participação do público feminino.

Em termos de inovações tecnológicas, muito mudou desde o primeiro código escrito no mundo, desenvolvido por Augusta Ada Byron.

De acordo com uma pesquisa realizada por pesquisadores do GitHub, repositório digital de softwares e dados, os códigos divulgados por mulheres na plataforma só são melhor aceitos quando o gênero da autora não é divulgado.

As mulheres em tecnologia são minoria desde o meio acadêmico. As mulheres, entretanto, já foram líderes na área um dia. Representavam 70% da primeira turma do bacharelado em ciência da computação do IME, em 1974.

Foi pensando em diminuir a distância entre homens e mulheres na área de tecnologia, principalmente na programação, que iniciativas de grupos femininos nasceram no Brasil. O número de pessoas que se dedicam a discutir sobre essas questões vem crescendo cada dia mais.

Para uma conversa sobre o tema trouxemos a Bárbara Paes, uma das co-fundadoras do projeto minas programam, uma iniciativa para engajar mais meninas e mulheres na tecnologia. É formada em Relações Internacionais na USP e atualmente cursa pós-graduação em Cultura, Educação e Relações Étnico-Raciais.

A Andreza Rocha, tech recruiter @CWI Software | Events & Communities Evangelist | HR Innovation Entusiast, organizadora do AfroPython e do Django Girls Porto Alegre. Há 13 anos atuando em gestão de pessoas, especialmente na área de tecnologia da informação.

E a Débora, desenvolvedora front-end, trocou a carreira acadêmica pela área de tecnologia há 6 meses, depois de participar do reprograma. nossa ouvinte convidada do portal dialogando.

O jornalista Samuel Leite conduziu um podcast com as convidadas que falaram sobre o papel da mulher na tecnologia. Assine, ouça, participe.

VOLTAR

Gostou da notícia? Esse artigo te fez pensar diferente?

Curta quantas vezes quiser e mostre o quão relevante foi esse conteúdo pra você!

Conta pra gente o que você achou e comece uma conversa!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados