Comportamento
15/05/2018 4 min

Tempo de leitura

Praticidade, saúde e bem estar com auxílio da tecnologia

Portadores de restrições como intolerância a glúten ou lactose já contam com aplicativos para monitorar sintomas e encontrar estabelecimentos e receitas especializados

De acordo com a Asbai (Associação Brasileira de Alergia e Imunologia), cerca de 5% dos adultos e 8% das crianças convivem com alergias alimentares, provocadas pelos mais diversos itens como ovos, amendoim, soja e corantes. O número de pessoas intolerantes a glúten passa de dois milhões no país, segundo a Fenacelbra – Federação Nacional das Associações de Celíacos do Brasil. Já os portadores de diabetes alcança os 16 milhões, informa a Organização Mundial de Saúde. Pesquisa recente do Datafolha apontou que cerca de 35% da população sofre de intolerância a lactose. Muita gente precisa controlar rigorosamente a rotina alimentar para manter a saúde em dia, mas é possível conta com o auxílio da tecnologia.

Uma série de aplicativos já possibilita automatizar o monitoramento das doenças crônicas, descobrir o que se pode ou não ingerir e selecionar receitas saborosas livres dos alérgenos.  Com o Help Up (Android), não é preciso perder tempo lendo rótulos complicados, basta cadastrar as restrições e, no momento de adquirir o produto, escanear o código de barras com o celular. Se o produto não estiver listado, o usuário pode registrá-lo para inclusão. Já o Alergia Alimentar (Android) foi desenvolvido para acompanhar a criançada, com uma interface mais lúdica, diário de sintomas, curva de crescimento e até a opção de compartilhar em um mapa do Foursquare os lugares que oferecem cardápios especializados ou ler as recomendações de outros pais.

O All I Can Eat (Android e IOS) permite identificar até seis opções de restrição, como intolerância à lactose, glúten, frutose ou histamina. A partir deste perfil, o usuário acessa uma lista de alimentos classificados por cores entre os incompatíveis (vermelho) e seguros (verde). O Gofind.Online (IOS e Android) acaba com a dor de cabeça de percorrer inúmeros estabelecimentos atrás de ingredientes, basta colocar qual o produto desejado para conferir qual o lugar mais próximo disponível, com informações como horário de funcionamento e até mesmo nível de estoque. Mesmo princípio tem o Restrifood (Android), com uma seleção de locais preparados para receber quem algum tipo de intolerância. Se a dificuldade é monitorar os índices, o Diabetes – Diário Glucose (Android) acompanha sistematicamente o nível de glicose e gera análises com gráficos interativos, que também podem ser encaminhados ao médico.

Incrementar a alimentação do dia a dia com partos saborosos também ficou mais prático com a conectividade móvel. Tanto o Receitas sem lactose (IOS e Android) como o Receitas sem glúten e sem lactose (Android) dispõem de delícias doces e salgadas para variar o cardápio sem comprometer a saúde.

VOLTAR

Gostou da notícia? Esse artigo te fez pensar diferente?

Curta quantas vezes quiser e mostre o quão relevante foi esse conteúdo pra você!

Conta pra gente o que você achou e comece uma conversa!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados