Educação
08/06/2018 3 min

Tempo de leitura

Realidade Aumentada, aprendizados expandidos

Tecnologia que agrega elementos virtuais a ambientes do mundo real transforma o modo de ensinar e de aprender

Especialistas apontam que a Realidade Aumentada (RA) é uma tendência tecnológica que pode revolucionar a educação. O número de estudos científicos em torno do uso desse recurso na aprendizagem vem crescendo progressivamente nos últimos quatro anos. As experiências mostram que o avanço pode ser útil principalmente para complementar a explicação sobre determinado conteúdo ou fornecer dados adicionais.

Diferente da Realidade Virtual, que cria um ambiente totalmente artificial, a RA agrega novos elementos digitais ao ambiente já existente do mundo real. Se você foi uma das 15 milhões de pessoas que fizeram o download do game Pokemon Go, já sabe como funciona. O mesmo princípio pode ser utilizado para motivar os alunos em torno dos conteúdos curriculares, apresentando conceitos de forma mais interessante, interativa e divertida – sob medida para os jovens conectados.

Entre os aplicativos já disponíveis para auxiliar os educadores a aproveitar os benefícios da RA, está o ZooKazamque reproduz insetos, dinossauros e animais silvestres, basta imprimir um dos cenários sugeridos e apontar a câmera. Desvendar as constelações é fácil com o Star Chart, basta apontar o celular para o céu, mesmo que o tempo esteja encoberto. Já o Chromville confere um toque especial às aulas de artes: a garotada também pode imprimir e colorir capítulos da história do planeta cujas paisagens estão perdendo a cor. Em seguida, é só utilizar a câmera para dar vida aos personagens nas versões pintadas pelas crianças.

Outras ideias igualmente originais estão sob a mira dos desenvolvedores de RA. Com os novos projetos, os alunos poderão escanear sua lição de casa e abrir uma explicação do professor de como resolvê-la, assistir a uma mensagem de seus pais incentivando seu estudo na carteira escolar, fazer um anuário totalmente interativo e acessar explicações sobre procedimentos de segurança em determinadas experiência no laboratório de ciências, entre inúmeras outras possibilidades.

VOLTAR

Gostou da notícia? Esse artigo te fez pensar diferente?

Curta quantas vezes quiser e mostre o quão relevante foi esse conteúdo pra você!

Conta pra gente o que você achou e comece uma conversa!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezesseis + 3 =

Artigos relacionados