Você sabe reconhecer aplicativos falsos?

13 de fevereiro de 2019

Aplicativos facilitam nossa vida, organizam nossa rotina e até as finanças, mas apesar de essas ferramentas chegarem para nos deixar conectados e agilizar nosso dia a dia, existem alguns que não são seguros. Desenvolvedores de apps mal-intencionados criam versões falsas dos aplicativos mais populares e colocam esses arquivos para download.

Muitas pessoas baixam os apps falsos achando que são os originais e as ferramentas acabam ocupando memória ou prejudicando o sistema operacional do smartphone.

Uma pesquisa feita por fabricantes de antivírus mostra que existem mais de 90 aplicativos falsos no Play Store (Android) e App Store (iOS), com mais de 17 milhões de downloads. Os aplicativos falsos já foram retirados do ar, mas a pesquisa indica que é preciso ficar alerta até mesmo com os programas que parecem inofensivos. Por isso é bom anotar algumas dicas porque eles podem passar pela triagem da lojas dos sistemas e ir para a sua tela.

Uma dica para saber se o app é falso, é prestar atenção se abre uma série de anúncios em tela cheia quando o aplicativo é executado. Ou seja, quando você está usando o app, vários anúncios abrem e interrompem o que você está fazendo. Normalmente o usuário não consegue fechar o anúncio e tem que esperar um tempo para voltar a usar o aplicativo.

A pesquisa mostra ainda que programadores desses apps falsos usaram o mesmo nome, traduzido para vários idiomas. Aplicativo famoso como WhatsApp, não passou ileso e mais de um milhão de pessoas baixaram o falso app. Foram encontrados app falsos com o mesmo nome, porém os programadores acrescentaram algum caractere em sua nomenclatura.

A dica é checar sempre, porque mesmo sendo retirados do ar, os desenvolvedores dos apps falsos estão sempre em ação e voltam a colocá-los no sistema.

Quando você estiver procurando por algum app com função específica é aconselhável procurar vários e analisar as informações, inclusive as recomendações dos usuários, antes de baixar o escolhido. Verifique o número de downloads e os comentários de outros usuários embaixo de toda descrição de aplicativo, dentro da Play Store.

Para conferir as recomendações, basta rolar a tela para baixo, elas são classificadas pelas notas dos usuários. Leia algumas delas para entender melhor sobre ferramenta e poder estudar melhor as opções.

Checar quem é a empresa que criou o app que você está pensando em baixar também ajuda na prevenção contra os falsos apps. Veja o nome e busque referências no Google e se a empresa tem outros apps desenvolvidos. O nome normalmente está abaixo da foto do aplicativo.

Veja se o app está disponível para outras plataformas e se o desenvolvedor tem um canal oficial de comunicação, seja site ou redes sociais. Quanto mais visível for um desenvolvedor, ou seja, com plataformas digitais ativas, mais confiante ele é, pois está mais exposto a opiniões, críticas e sugestões sobre a ferramenta que desenvolve.

Depois que você decide baixar seu aplicativo, o sistema operacional do seu celular perguntará se é isso mesmo que você quer, uma tela abre e faz a seguinte pergunta: “O app quer acessar suas informações. É permitido?” Essa é mais uma forma de você ter segurança na hora de instalar novos apps no seu aparelho.

Ficar atento com os pedidos de permissão para seguir com a instalação do app é mais um filtro que ajuda na identificação de aplicativos falsos.

O Instagram, por exemplo, precisa acessar sua câmera e galeria de fotos, pois esses dados são fundamentais para a execução do aplicativo. Mas desconfie se algum aplicativo pedir acesso para funcionalidades que não precisa. Por exemplo: aplicativos de jogos não precisam ter acesso à sua câmera e lista de contatos. Se houver esse pedido, pode ser um indício que o app está tentando acessar seus dados pessoais.

E a principal dica: só baixe aplicativos de lojas que realmente sejam de confiança e conhecidas como Play Store, App Store e Amazon Store.

Agora que você já sabe como identificar um aplicativo falso é só prestar atenção, seguir as dicas básicas e aproveitar as facilidades que os aplicativos trazem para você.

Fonte: Dialogando - Você sabe reconhecer aplicativos falsos? Dialogando

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentário(s)

    1. Obrigado, Joice! Já conferiu também a matéria “Mês da internet segura: descubra como navegar com proteção” [https://dialogando.com.br/internet-segura/]?

  • O assunto sobre apps falsos é muito relevante, nem imaginava que tinhas aplicativos falsos. Mas seria interessante que as próprios aplicativos que fornecem o downloads de outros aplicativos já deveriam ter essa segurança, ou seja, colocar no topo ou como preferencial justamente o aplicativo que é verdadeiro.

    1. Oi, Edenilson! Já conferiu também a matéria “Mês da internet segura: descubra como navegar com proteção” [https://dialogando.com.br/internet-segura/]?

  • è muito importante compartilhar informações de segurança na internet ajudando assim as pessoas a ter mais atenção no que acessar, baixar.

    1. Com certeza, Freddye! Já conferiu também a matéria “Mês da internet segura: descubra como navegar com proteção” [https://dialogando.com.br/internet-segura/]?

    1. Oi, Rosana! Já conferiu também a matéria “Mês da internet segura: descubra como navegar com proteção” [https://dialogando.com.br/internet-segura/]?

    1. Que bom que gostou, Ane! Já conferiu também a matéria “Mês da internet segura: descubra como navegar com proteção” [https://dialogando.com.br/internet-segura/]?

  • EXCELENTES DICAS, NOS FAZ LEMBRAR QUE A INTERNET NÃO É 100% CONFIÁVEL, E O USO CONSCIENTE SÓ NOS TRAZ BENEFÍCIOS.

    1. Você tem toda razão, Elisa! Já conferiu a matéria “Mês da internet segura: descubra como navegar com proteção”[https://bit.ly/2BTw42v]?

    1. É verdade, Alessandra! Você já conferiu esse artigo? “Internet segura: como anda sua exposição nas redes sociais?” [https://bit.ly/2GNFPD9]

    1. Precisamos sempre estar atentos, não é mesmo? Falando sobre segurança… Você já conferiu esse artigo? “Internet segura: como anda sua exposição nas redes sociais?” [https://bit.ly/2GNFPD9]

    1. Com certeza, atenção e cuidado é tudo, né? Confira também a matéria “Mês da internet segura: descubra como navegar com proteção” [https://bit.ly/2BTw42v].

  • A internet é um universo que propõem muitas coisas boas como por exemplo a expansão de conhecimento, em qualquer área, comercialização e outras gamas de recursos disponíveis para os usuários, é uma “pena” que nela existem aqueles que contribuem para com a maldade. As informações aqui citadas são de extrema importância para todos navegantes e de fato contribuirá. obrigado!

    1. Nós que agradecemos, André! Confira também a matéria “Mês da internet segura: descubra como navegar com proteção” [https://bit.ly/2BTw42v]. 🙂

  • boa matéria.
    existe muitos APP falsos que roubam nossos dados.
    eu costumo sempre baixar os aplicativos do próprio site que e mais seguro

    1. Obrigado, Marcia! Confira também a matéria “Internet segura: como anda sua exposição nas redes sociais?” [https://bit.ly/2GNFPD9]

Newsletter

Receba nossas notícias e fique por dentro de tudo ;)

Nós utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Se você continuar navegando, consideramos que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.

Telefonica