Segurança
22/08/2018 2 min

Tempo de leitura

Fake news está em ‘quase’ todo clique

Notícias falsas são lançadas na internet o tempo todo e as redes sociais já se valem da tecnologia para barrar a prática

Todos os dias, centenas de notícias falsas (Fake News) são lançadas pela web, buscando por leitores desatentos e que não titubeiam em clicar na opção compartilhar, sem nem ao menos checar a veracidade das informações.

Em parceria com o Facebook, o site de fact-checking Aos Fatos está desenvolvendo uma inteligência artificial que carinhosamente foi apelidada de “Fátima” (o nome vem da palavra “FactMa”, uma abreviação para o “FactMachine”). Basicamente, o chatbot conversará com as pessoas pelo aplicativo Messenger, no sentido de auxiliá-las no processo de verificação de conteúdo on-line, dar dicas de como separar notícia de opinião, além de orientar sobre como encontrar dados confiáveis para diversos temas e saber se uma fonte é confiável ou não. 

A rede social de Mark Zuckerberg parece mesmo estar empenhada em combater as noticias falsas que andam circulando pela rede. O “Vaza, Falsiane! será um curso on-line e gratuito para discutir o problema das “notícias falsas” com foco em jovens e educadores, além de fornecer ferramentas para separar fatos de mentiras. Segundo a própria rede, essas novidades devem estar em pleno funcionamento até junho deste ano.

VOLTAR

Gostou da notícia? Esse artigo te fez pensar diferente?

Curta quantas vezes quiser e mostre o quão relevante foi esse conteúdo pra você!

Conta pra gente o que você achou e comece uma conversa!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

23 Comentários

Artigos relacionados