Comportamento
12/06/2018 4 min

Tempo de leitura

Terminou a relação? A tecnologia dá uma forcinha para superar

Aplicativos, sites e redes sociais oferecem ferramentas para apoiar o período mais difícil

Não faltam pesquisas tentando determinar quanto leva para esquecer um amor: três meses? Seis meses? Dois anos? O fato é que cada um processa o término à sua maneira, mas o senso comum indica que algumas medidas são fundamentais: se distanciar do ex ou da ex, se dedicar a atividades que goste, cuidar mais de si mesmo. Os avanços tecnológicosajudam a fazer tudo isso e muito mais.

O Facebook criou uma ferramenta específica denominada literalmente “Dar um tempo”. Ali é possível optar por ver menos os posts de determinada pessoa e limitar o acesso a seu conteúdo sem bloqueá-la. Seu nome também não será mais sugerido em marcações e as mensagens e fotos passadas já publicadas podem ser editadas ou ocultadas. O recurso é oferecido de maneira automática quando o usuário altera seu status de relacionamento sério para solteiro ou divorciado, mas pode ser acessado a qualquer tempo no menu.

Já o aplicativo Rx Breakup (IOS e Android) se dispõe a ser uma companhia essencial no período de “luto”, oferecendo 30 dias de atividades para manter a cabeça ocupada, focar os pensamentos e elevar o ânimo. Além das distrações, o app traz uma série de exercícios para ajudar a analisar o que deu errado no relacionamento e o que pode melhorar no futuro. Segundo os desenvolvedores, apesar de trazer à tona sentimentos dolorosos, a ideia é que ao final do percurso, a pessoa esteja em um “lugar emocional“ melhor do que no início.

O agora desafeto está no Foursquare? Ótimo, assim será mais fácil evitar qualquer encontro ocasional e desastroso. O Hell is Other People funciona dentro do aplicativo de localização e pode identificar quem também usa no mapa, avisando se está próximo ou distante. E o mais importante: aponta uma rota de fuga!

O site Never liked it anyway (ou Nunca gostei disso mesmo, em tradução livre) é o lugar perfeito para se desfazer das lembranças que ficaram para trás. Considerado o “eBay dos términos”, abre espaço para a venda de inúmeros itens como vestidos de noiva, alianças, relógios, joias diversas, peças de roupa e até bicicletas – tudo o que tenha ficado para trás quando o romance acabou. Cada artigo mostra o preço original e o “preço de término”.  O espaço foi criado pela consultora de marketing Bella Acton, depois de seu próprio rompimento amoroso, quando se viu às voltas com duas passagens de avião indesejadas, mas abraça também um propósito maior. “Queremos facilitar a mudança, proporcionando um lugar para compartilhar as histórias e vender a bagagem de separação que atravanca a vida…e a mente!”.

VOLTAR

Gostou da notícia? Esse artigo te fez pensar diferente?

Curta quantas vezes quiser e mostre o quão relevante foi esse conteúdo pra você!

Conta pra gente o que você achou e comece uma conversa!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 × cinco =

Artigos relacionados