Segundo um estudo realizado pela Vanson Bourne, com cerca de 260 grandes empresas de operações globais, 80% delas já investem em Inteligência Artificial.
Recentemente, o CEO do Google, Sundar Pichai, declarou em entrevista que considera a IA tão revolucionária quanto as mais importantes descobertas históricas da humanidade, como o fogo ou a energia elétrica.
Já para o mentor em inovação e especialista em tecnologia da Escola Open, Luiz Gustavo Comeli, a AI pode causar mais impacto a sociedade.
A mudança pode ser muito maior do que a descoberta do fogo, principalmente pela capacidade exponencial de geração de soluções que vieram e que ainda virão com aplicações de Inteligência Artificial. As mudanças obtidas a partir de aplicações com IA são as mais variadas e fantásticas, desde diagnósticos certeiros para a saúde que permitem salvar vidas, até robôs e carros autônomos”, diz o especialista.
Embora os benefícios sejam significativos, a tecnologia também pode trazer riscos, como qualquer inovação. Comeli acredita que, semelhante a toda invenção do homem, as soluções podem ser positivas ou negativas.
A descoberta do fogo já trouxe inúmeros benefícios a sociedade, mas também foi responsável por grandes tragédias. Para a IA seguimos os mesmos princípios, se mal utilizadas poderão trazer grandes prejuízos a sociedade. A mesma tecnologia que salva vidas, pode ser usada para roubar dinheiro em bancos, produzir armas e servir como instrumento de dominação de um povo”, alerta o especialista.
Mesmo com os riscos, nem o CEO do Google e nem o mentor em inovação, acreditam que o avanço da tecnologia será freada. O especialista garante que empresas, instituições e governos terão de criar condições e meios para diminuir seus riscos e também prevê um futuro de sucesso com novas descobertas.
“A Inteligência Artificial está transformando a forma como pessoas e empresas se relacionam, o que faz com que novas soluções sejam criadas, novos padrões sejam observados e novas respostas obtidas, só que de uma maneira cada vez mais ágil e certeira. A IA irá exponenciar a capacidade de criar novas formas, produtos e soluções”, finaliza.