A tecnologia e inclusão de currículos escolares alinhados à BNCC

18 de novembro de 2022
João Paulo Araújo, engenheiro, historiador e, atualmente, diretor da Escola Estadual Dr. Pompílio Guimarães, em Leopoldina (MG)

Estamos desconfiados de que você, que agora nos lê, é professora, professor, pedagogo, coordenador, gestor de escola ou, no mínimo, um entusiasta da educação como todo nosso time. Erramos ou acertamos?

Sendo ou não, que bom que você chegou na Maratona Educação 4.0, jornada do mês que traz uma programação com foco no ensino e seus principais atores: alunos e docentes de nosso país.

Há muitas perguntas que não querem calar na implementação da nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento que alinha as aprendizagens essenciais para a formação dos alunos e atua como balizador da qualidade da educação básica no Brasil. Nós, inclusive, já falamos dela neste post aqui.

Mas, dessa vez, saímos da produção textual e convocamos um especialista, apaixonado por educação, para desbravar os principais aspectos da BNCC nos eixos de sua aplicabilidade, importância, desafios, fiscalização, além, claro, da tecnologia – que norteia o documento do início ao fim.

Antes de dar o play nesta edição do #TemConversaPraTudo, sugerimos que você conheça melhor as 10 competências da nova base. Leia mais tarde, com calma, porque o material desenvolvido pelo Ministério da Educação (MEC) poderá te ajudar mais à frente.

Nós sabemos que falar na BNCC é complexo, especialmente em um país de dimensões colossais como o nosso Brasil, mas não se desespere.

As transformações da base virão com calma, em esforços coletivos com a participação de órgãos públicos, privados e organizações da sociedade civil que, assim como você, sabem que a única saída para a construção de um futuro mais justo, parte, invariavelmente, da educação que seremos capazes de oferecer a nossas crianças, jovens e adultos.

O convidado da vez

Convidamos João Paulo Araújo, engenheiro, historiador e, atualmente, diretor da Escola Estadual Dr. Pompílio Guimarães, em Leopoldina (MG).

Desde 2014, João Paulo integra a rede de líderes da Fundação Lemann e é também coordenador do Núcleo Conectando Saberes de Leopoldina – rede de professores de todo o Brasil em missão pela construção de espaços coletivos presenciais e virtuais para aproximar profissionais da educação comprometidos em promover uma educação pública de qualidade e excelência, visando à transformação social.

Dê o play e entenda a BNCC com quem tem lá suas críticas a ela, mas reconhece a importância de sua aplicabilidade no ensino do país!

Fonte: Dialogando - A tecnologia e inclusão de currículos escolares alinhados à BNCC Dialogando

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