As redes sociais estão presentes na vida de milhões de jovens, que as utilizam para os mais diversos fins, envolvendo principalmente entretenimento e relacionamentos. No entanto, as possibilidades oferecidas vão muito além, e as redes sociais também podem ser poderosas aliadas da educação.
No Facebook, por exemplo, é possível criar grupos de estudo, reunindo alunos e professores em torno de temas tratados na escola. Isso permite ampliar a discussão, trazendo novos pontos de vistas em um ambiente já conhecido e bastante utilizado pelos alunos.
Para criar um grupo de estudos no Facebook, siga os seguintes passos:
– Clique na seta no canto superior da página, naquela faixa azul, e escolha a opção “Criar grupo”.
– Uma caixa será aberta onde você pode escolher o nome do grupo e adicionar os membros que farão parte. Mas atenção: adicione apenas as pessoas que terão algum interesse ou papel a desempenhar no grupo.
– Escolha a privacidade do seu grupo. Recomenda-se utilizar as opções “Privado”, em que o grupo é visível a qualquer um, mas as postagens só podem ser vistas por membros; ou então “Secreto”, em que tanto o grupo como postagens só podem ser acessados por quem participa dele.
A partir daí, é só começar a compartilhar conteúdos relacionados ao que se pretende estudar. Uma boa fonte de materiais é o YouTube Edu – leia matéria aqui.
Uma dica importante é definir as regras de convivência e postagem no grupo. Isso mantém a organização e o foco no assunto a ser debatido, evitando problemas. Por exemplo: se o grupo é destinado ao estudo de matemática, pode não ser o local mais adequado para se tratar de assuntos não relacionados (também conhecidos como “off-topic”).
A mediação de um professor ou mesmo de um aluno também é importante, para garantir que as regras sejam seguidas e evitar possíveis casos de cyberbulling. A Internet, como qualquer espaço público, também deve ser um local que privilegia o respeito ao próximo, afinal.
E, por fim, é bom lembrar que, por mais que esta regra nem sempre seja seguida à risca, o Facebook se destina a maiores de 13 anos, e que as redes sociais são um espaço de convívio público. Utilize sempre com responsabilidade e segurança.
Para saber mais sobre as ferramentas pedagógicas do Facebook, confira o guia “Facebook Para Educadores”.