Especialistas apontam que a Realidade Aumentada (RA) é uma tendência tecnológica que pode revolucionar a educação. O número de estudos científicos em torno do uso desse recurso na aprendizagem vem crescendo progressivamente nos últimos quatro anos.
As experiências mostram que o avanço pode ser útil principalmente para complementar a explicação sobre determinado conteúdo ou fornecer dados adicionais.
Diferente da Realidade Virtual, que cria um ambiente totalmente artificial, a Realidade Aumentada agrega novos elementos digitais ao ambiente já existente do mundo real.
Se você foi uma das 15 milhões de pessoas que fizeram o download do game Pokemon Go, já sabe como funciona. O mesmo princípio pode ser utilizado para motivar os alunos em torno dos conteúdos curriculares, apresentando conceitos de forma mais interessante, interativa e divertida – sob medida para os jovens conectados.
Entre os aplicativos já disponíveis para auxiliar os educadores a aproveitar os benefícios da RA, está o ZooKazam, que reproduz insetos, dinossauros e animais silvestres, basta imprimir um dos cenários sugeridos e apontar a câmera.
Desvendar as constelações é fácil com o Carta Celeste, basta apontar o celular para o céu, mesmo que o tempo esteja encoberto.
Já o Chromville confere um toque especial às aulas de artes: a garotada também pode imprimir e colorir capítulos da história do planeta cujas paisagens estão perdendo a cor. Em seguida, é só utilizar a câmera para dar vida aos personagens nas versões pintadas pelas crianças.
Com os novos projetos, os alunos poderão escanear sua lição de casa e abrir uma explicação do professor de como resolvê-la. Assistir a uma mensagem de seus pais incentivando seu estudo na carteira escolar e acessar explicações sobre procedimentos de segurança em determinadas experiência no laboratório de ciências, entre inúmeras outras possibilidades.